27.4 C
Três Lagoas
domingo, 28 de dezembro, 2025

MS autoriza venda de curimbatá pescado na bacia do rio Paraná

20/06/2016 – Atualizado em 20/06/2016

Venda do peixe era proibida no estado desde 2004. Mudança atende reivindicação de pescadores da região

Por: Marcio Ribeiro com G1

O governo de Mato Grosso do Sul promoveu uma alteração na legislação que regula a exploração dos recursos pesqueiros do estado e autorizou a venda dos peixes da espécie Prochilobus lineatus, o curimbatá, que são capturados na bacia do rio Paraná.

Desde 2004, a venda do curimbatá era proibida em todo o estado, com exceção, dos peixes da espécie criados em cativeiro. O decreto que altera a legislação foi publicado na edição desta segunda-feira (20), do Diário Oficial do estado.

Em uma audiência pública realizada no dia 3 de junho, em Bataguassu, a 335 quilômetros de Campo Grande, gestores dos municípios e pescadores da região apresentaram aos representantes da secretaria estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) e do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) um pedido para rever a legislação.

Na época, representantes dos municípios e dos pescadores apontaram que o texto anterior era incoerente, já que permitia a pesca e vedava a comercialização do peixe em Mato Grosso do Sul.

Segundo a legislação que regula os estoques pesqueiros do estado, o tamanho mínimo para a captura do curimbatá no estado é de 38 centímetros.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Padre Cláudio une fé, vida e esperança nas festas de fim de ano

Sacerdote completa 15 anos de ordenação e 45 de vida em clima de gratidão As festas de fim de ano em Três Lagoas ganharam um...

Trecho da Malha Oeste até Três Lagoas deve ser prioridade em nova concessão

Setor da celulose impulsiona interesse por ramal ferroviário no leste de Mato Grosso do Sul, onde edital deve ser lançado em abril de 2026.

Comissão aprova ampliação das atribuições dos oficiais de Justiça

Projeto autoriza atuação como conciliadores, amplia uso de tecnologia e segue para análise do Senado A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da...