25 C
Três Lagoas
domingo, 23 de novembro, 2025

Prioridade da Segurança Pública com entrega de veículos e armas

Geral – 31/03/2012 – 07:03

O compromisso com as ações de Segurança Pública foi reforçado nesta sexta-feira (30) com a entrega de 70 motocicletas, duas caminhonetes para as policiais Militar e Civil e 150 pistolas calibre .40 destinadas a Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito. Durante a entrega o governador André Puccinelli reforçou que os veículos e o armamento são um acréscimo na frota do Estado e vêm para aumentar o quantitativo das corporações.

A preocupação e o investimento em uma segurança pública ainda melhor foram demonstrados pelo governador. “Para se fazer uma Segurança Pública boa, precisa-se de profissionais e estamos estimulando os recursos humanos que temos. Há anos a polícia não tinha renovação de fardas, viaturas, munição, estímulo salarial e profissional e estamos fazendo isso.

Depois precisa-se de inteligência e logística. A instrumentação para isto esta sendo usada através das viaturas de quatro e duas rodas. Além disso, cursos estão sendo oferecidos para o aprimoramento da força policial do Estado. Como segurança sública é gênero de primeira necessidade, precisamos estar sempre nos atualizando, todos os dias, para que nós possamos cumprir o mister de segurança para as nossas famílias”, enfatizou o governador. “Assim como eu quero para mim, e o cidadão quer para sua família, nós como Estado, temos obrigação de proporcionar”.

Foram entregues também duas caminhonetes modelo Nissan/ Frontier, destinadas para a Polícia Civil, repassadas para a Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denar). Ao todo foram investidos R$ 849.045,60 em veículos e armamento altamente tecnológico.

As 150 pistolas calibre .40 destinadas a Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito vão refletir no desempenho, na segurança dos polícias que estão nas ruas e da comunidade. “Materiais com tecnologia de ponta como estas armas vêm somar no desempenho de cada um dos nossos colaboradores, elevando a autoestima deste policial e garantindo um melhor desempenho nas nossas ações como guardiões da cidadania” aprovou o comandante da Ciptran, tenente-coronel Alírio Villasanti.

Segundo Villasanti a Ciptran conta com estrutura de equipamentos modernos e tecnologia avançada com quantidades suficientes para atender a demanda do Estado. “Hoje possuímos pistolas, decibelímetros para medição de níveis sonoros, aferidores de películas de insulfilme, radares móveis, etilômetros [bafômetros], vans para transporte das tropas, entre outros. A nossa estrutura cresceu de forma significativa e histórica”, ressalta o tenente-coronel.

Das 40 motocicletas destinadas a Polícia Militar, 28 irão atender os batalhões de Campo Grande (1ºBPM, 9ºBPM, 10ºBPM), seis serão recebidas pelo 6ºBPM de Corumbá e outras seis serão designadas ao 8ºBPM de Nova Andradina. As outras 30 motocicletas foram destinadas ao Rotam (Rondas Ostensivas Táticas com Apoio de Motocicletas), vinculado a Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crise e Operações Especiais) da Polícia Militar.

Os veículos serão utilizados no desenvolvimento da patrulha preventiva ostensiva e nas ações relacionadas à filosofia de Polícia Comunitária. Para o comandante geral da Polícia Militar coronel Carlos Alberto Davi dos Santos irá ocorrer um estreitando ainda maior do relacionamento com o cidadão, e a busca por uma solução em conjunto dos problemas da Segurança Pública no Estado. “Com estes veículos vamos reativar o Grupamento de Motos da PM, o GETAM, que será colocado subordinado a SIGCOE, recebendo assim o treinamento correto, adequado, bem como capacitar o policial militar que for atuar neste grupamento e principalmente dispor de um policiamento rápido e dinâmico em diversas regiões de Campo Grande ao mesmo tempo”, ressaltou o coronel Davi.

“Certamente que vai refletir na redução da criminalidade com uma maior presença da polícia nas ruas, não há dúvida que o criminoso será inibido em várias praticas criminosas e quem sai ganhando com esta atuação é o cidadão”, completa o comandante da PM.

Redução da criminalidade

De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul a entrega das viaturas e das armas visa instrumentalizar o Plano de Segurança Pública melhorando as condições de trabalho polícia de Campo Grande e dos municípios do interior do Estado, como Nova Andradina e Corumbá, bem como as equipes especializadas. “O reaparelhamento constante da Segurança Pública proporciona uma capacidade maior de atuação, para que a segurança de a resposta que os nossos cidadãos tanto esperam”, enfatizou Jacini.

Ele lembrou que a oportunidade de capacitação de pessoal, aliada a gestão da polícia, faz com que os resultados do Plano de Segurança do Estado registrem redução na criminalidade, principalmente dos crimes de maior impacto que são crimes contra a vida como os homicídios e os contra o patrimônio. “Neste mês contabilizamos redução nos índices de criminalidade com 14% a menos de casos de homicídios na Capital e queda de 16% no interior. Números superiores as metas estabelecidas que eram de 6% em Campo Grande e 8% nas demais localidades. É uma clara demonstração de que o governo do Estado continua resgatando o compromisso de reaparelhar a polícia, de melhorar a gestão para que seu desempenho reflita no atendimento da sociedade”, destacou o secretário.

Os veículos foram adquiridos por meio de convênio firmado entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ) e a Secretaria de Estado Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp/MS), após formulação de projeto elaborado pela Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária.

Participaram da entrega o presidente da Assembleia Legislativa deputado estadual Jerson Domingos, o deputado estadual Marcio Monteiro, o delegado-geral da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, Jorge Razanauskas Neto, representantes da Segurança Pública e dos Conselhos Comunitários, além de autoridades e policiais civis e militares.

Fonte: Luciana Bonfim

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mulher é estuprada e tem celular furtado após ser arrastada para matagal em Três Lagoas

Vítima de 42 anos foi atacada ao descer de ônibus e Polícia Civil apura o caso para identificar o agressor Uma mulher de 42 anos...

Gestantes de Três Lagoas passam a receber vacina contra vírus que causa bronquiolite grave em bebês

Imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório estará nas Unidades de Saúde da Família a partir de dezembro

INSS cria comitê para reduzir fila de 2,8 milhões de pedidos

Houve aumento de 23% no volume de solicitações Um comitê estratégico foi criado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a fim de reduzir uma...