19.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho, 2026

Situação desumana e humilhação; desempregados dormem no chão em busca de emprego



09/06/2016 – Atualizado em 09/06/2016

Por: Marco Campos

Moradores de diversas regiões do Brasil que vieram a Três Lagoas em busca de trabalho cada dia que passa se decepcionam mais com a falta de oportunidades na cidade apelidada como a “Capital Mundial da Celulose” e a “Cidade das Oportunidades”.

Já se tornou comum nos dias da semana observar filas extensas e tumulto na frente da Casa do Trabalhador (CIAT), situado na Rua Munir Thomé, nº 86 no Centro. Em algumas ocasiões, a Polícia Militar teve que ser chamada para acalmar os ânimos no local, pois comumente, o sistema que disponibiliza as poucas vagas de trabalho sempre está fora do ar.

Não bastando à falta de estrutura do prédio para acomodar os desempregados, uma cena lamentável e desumana foi flagrada na madrugada desta quinta-feira (09) pela equipe de reportagem.

Mesmo com a baixa temperatura da madrugada, vários homens estão dormindo no chão para pegar as primeiras senhas de atendimento e assim, tentarem ao mínimo fazer o cadastro para um futuro emprego. Para uma três-lagoense que estava na fila, a cidade está sendo colocada como o município das oportunidades, o que na verdade não está sendo na atualidade.

“Há 1 ano estou desempregada com meu marido. Temos três filhos e quando viemos aqui, somos tratados desta forma. Temos que vim na madrugada, porque se chegarmos aqui pela manhã, temos que ficar na fila que vira o quarteirão. Quando chegamos na nossa vez, eles dizem que o sistema está fora do ar. Lamentável”, destacou.

Já para um morador de Goiás, a falta de dinheiro fez com que ele não se alimentasse direito nos últimos dias e devido a este fator de não ter condições financeiras para pagar até mesmo uma simples alimentação, com a ajuda de outros desempregados, eles alugaram um “barraco” na cidade.

“Na hora que o dinheiro acabar, tenho que infelizmente voltar pra casa. O duro não é o frio da madrugada e sim, a humilhação dói na alma”, desabafou.

Diante a grave situação destes desempregados, a reportagem estará agendando uma entrevista com a diretora do CIAT, Fátima Montanha, para dar explicações sobre o caso ou até mesmo ver a possibilidade de se fazer uma parceria com a Prefeitura Municipal e conseguir moradias provisórias para estes homens ou colocá-los no albergue municipal.





Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Misto vence Taveirópolis na estreia e marca retorno ao futebol profissional com vitória

O Misto Esporte Clube começou com o pé direito sua caminhada na Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Na noite desta segunda-feira (22), o Carcará...

Caminhoneiro é preso por embriaguez após causar acidente e fugir por mais de 10 quilômetros em Três Lagoas

Um caminhoneiro de 57 anos foi preso na tarde de domingo (21) em Três Lagoas após se envolver em um acidente de trânsito, fugir...

Eldorado Brasil e Prefeitura entregam agasalhos para crianças atendidas pelo CRASE

O último fim de semana foi marcado pelas baixas temperaturas em Três Lagoas. Mas, para muitas famílias, foi de acolhimento, solidariedade e calor humano....