09/06/2016 – Atualizado em 09/06/2016
Por: Jornal Impacto
Segue internado na Santa Casa de Andradina desde terça-feira (7) o ex-prefeito (2012) e médico castilhense dr. Antônio Carlos Ribeiro, 68 anos, vítima de um AVC [Acidente Vascular Cerebral) na forma isquêmica.
Segundo apurado, o médico se encontrava em casa quando sentiu um mal-estar e foi levado ao hospital, onde recebeu os primeiros atendimentos e por falta de recurso os colegas optaram pela transferência.
Encaminhado à Santa Casa, na companhia da esposa Maria Tereza, o paciente não conseguiu dormir e na manhã de quarta-feira (8) sofreu um principio de AVC.
Boatos levaram informação à comunidade que o médico teria sido levado a UTI [Unidade de Terapia Intensiva], porém foram desmentidos.
ATENDIMENTO – O médico, que atua no corpo clínico do Hospital em Castilho, também atua em Mirandópolis há quase 30 anos e caminha para aposentadoria.
AVC ISQUÊMICO
AVC isquêmico ou acidente vascular cerebral isquêmico se dá pelo comprometimento de alguma artéria cerebral. Dizemos que o AVC é isquêmico quando há uma obstrução da artéria, impedindo a passagem de oxigênio para as células cerebrais, que morrem [essa condição é chamada de isquemia].
A diferença do AVC isquêmico para o AVC hemorrágico é o que segundo decorre do rompimento de um vaso, e não de seu entupimento.
A obstrução da artéria pode acontecer por um trombo, que é um coágulo de sangue que se junta à parede do vaso sanguíneo, ou por um êmbolo, que nada mais é do que um trombo que se desloca pela corrente sanguínea até ficar preso em um vaso sanguíneo menor que sua extensão. As artérias que mais entopem são a carótida interna do pescoço ou a artéria cerebral média dentro do cérebro.
