30.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 4 de novembro, 2025

UGE de Andradina recebe treinamento

Geral – 30/03/2012 – 16:03

Está em andamento o treinamento de secretários e servidores municipais para a implantação do projeto de Gestão Energética Municipal (GEM) no município, proposto pela Concessionária de Energia Elétrica – Elektro com apoio do Governo de Andradina, visando a economia dos gastos públicos com energia e iluminação pública, na Secretaria do Meio Ambiente. Andradina foi uma das dez cidades escolhidas no Estado de São Paulo para participar deste projeto que tem duração de 12 meses.

O curso é acompanhado pelos secretários de Administração e Finanças, José Henrique Pastorelli e de Meio Ambiente, Claudio Gotardo, e por 24 servidores municipais escolhidos a partir do Decreto nº 5.235/2012.

O treinamento está sendo feito pelo IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), que é parceiro no programa e também responsável pela realização dos diagnósticos energéticos nas instalações municipais, dando suporte para a elaboração de um Plano Diretor de Energia Elétrica.

De acordo com Pastorelli, o projeto pretende desenvolver a eficiência energética no município, demonstrando para a administração pública e sociedade, a importância do uso racional e consciente da energia e a expectativa é que os resultados copmecem a aparecer já a partir do segundo semestre.

O cronograma da gestão prevê, além do treinamento, o levantamento de carga, que definirá a quantidade de aparelhos eletrônicos existentes nos setores e pastas do município, o gerenciamento do consumo e o planejamento e marketing para que as ações sejam contínuas.

Além disso, será implantado um sistema informatizado para fazer o acompanhamento do consumo e das despesas com eletricidade da Prefeitura. Os dados serão disponibilizados online para os secretários e demais responsáveis municipais que, a partir de uma senha, terão acesso total aos gastos da administração pública.

De acordo com o consultor institucional da Elektro, Luiz Fausto Rodrigues, a estimativa é de uma redução de até 40% de energia, dependendo do desempenho da Gestão, o que representaria para Andradina uma economia anual de até R$ 180 mil aos cofres públicos.

Fonte: Mil Noticias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas aplica mais de 5 mil doses durante Campanha de Multivacinação em outubro

Ação da Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da imunização e amplia cobertura vacinal entre crianças e adolescentes de até 14 anos

Força Tática apreende menores suspeitos de furtar moto em Três Lagoas

Veículo foi encontrado escondido em área de mata no bairro Cinturão Verde após diligência na madrugada deste domingo, 02.

Produção industrial recua 0,4% em setembro e juros altos freiam recuperação no Brasil

Pesquisa do IBGE mostra queda em 12 dos 25 segmentos da indústria; especialistas apontam impacto da taxa Selic e efeitos do tarifaço americano