27.6 C
Três Lagoas
sábado, 18 de abril, 2026

Giroto defende traçado da Ferrovia Norte-Sul por Mato Grosso do Sul

Geral – 30/03/2012 – 15:03

O deputado federal Giroto (PMDB/MS) defendeu no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, na manhã desta sexta feira (30), em Brasília, que o traçado da Ferrovia Norte-Sul passe por Mato Grosso do Sul. A explanação foi para o Secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (SEPAC), Maurício Muniz, e para Marcelo Bruto, assessor da SEPAC.

Por cerca de duas horas, o parlamentar sul-mato-grossense, o secretário de Estado Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes (Carlito); a secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias; e a secretária adjunta de Obras Públicas e Transportes de Mato Grosso do Sul, Maria Vilma Casa Nova, explicaram o potencial econômico das regiões do Estado por onde foi solicitado que a Ferrovia passe, além de destacar que “a Ferrovia Norte-Sul em território sul-mato-grossense vai possibilitar o incremento industrial do Estado, a instalação de novas empresas e melhorar a logística de transporte. Vai atender os setores de celulose, de borracha e o sucro-alcooleiro”, enfatizou Giroto.

Hoje, há estudos para que a Ferrovia Norte-Sul cruze o estado de São Paulo, em sentido paralelo à fronteira com Mato Grosso do Sul.

A proposta defendida pelos representantes sul-mato-grossenses foi que a linha férrea – a partir do município de Estrela D’Oeste, no estado de São Paulo – entre em Mato Grosso do Sul, por Aparecida do Taboado, cruze as regiões Nordeste e Leste do Estado, para depois seguir pelos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Também estavam na reunião Bruno Rotta Junior, superintendente de Projetos da Valec (Engenharia, Construções e Ferrovias) e Francisco Faria, também da Valec; e Lucio Flávio Bregunci, representando o Ministério dos Transportes.

Histórico

Em agosto do ano passado, representantes de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e o Governo Federal elaboraram documento sobre o traçado da Ferrovia Norte-Sul, com objetivo de incluí-la no Sistema Nacional de Viação (SNV). Ficou acertado que a via férrea iria passar por Mato Grosso do Sul, cruzando os estados do Paraná e Santa Catarina, chegando ao Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

Ficou acertado que a gestão do tema está sob responsabilidade da Secretaria de Política de Transportes do Ministério dos Transportes, sendo que os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental ficaram com a Valec, considerando as propostas de traçados apresentadas pelos quatro Estados do Codesul.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas lança campanha para reforçar uso do cinto de segurança

Semana Municipal de Trânsito mobiliza cidade com ações educativas entre os dias 27 e 30 de abril

MS acelera para garantir empréstimo bilionário para rodovias

Prazo apertado até dia 20 pressiona Estado a concluir etapas finais para assegurar investimento de R$ 1,2 bilhão

PRF intensifica fiscalização durante feriadão

Ação segue até terça-feira, 21, e mira excesso de velocidade, álcool ao volante e imprudências nas rodovias federais