27.6 C
Três Lagoas
sábado, 4 de abril, 2026

Justiça Eleitoral divulga neste mês relação dos devedores de multas e inicia convocação de mesários

03/06/2016 – Atualizado em 03/06/2016

Justiça Eleitoral divulga neste mês relação de devedores de multas e inicia convocação de mesários

Pré-candidatos não poderão apresentar programas em Rádio e TV a partir do dia 30 de Junho

Por: Marcio Ribeiro com informações do TSE

De acordo com as Resoluções nº 436/2015 e nº 23.450, editada pelo Tribunal Superior Eleitoral em 17 de novembro de 2015, a partir deste domingo (5), começa a vigorar o período a partir do qual a Justiça Eleitoral deve tornar disponível aos partidos políticos a relação de todos os devedores de multa eleitoral, a qual embasará a expedição das certidões de quitação eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 11, parágrafo 9º).

Já a partir do próximo dia 13 (segunda-feira) começa a convocação de mesários que vão trabalhar nas eleições municipais de Mato Grosso do Sul, em Outubro. Pessoas serão nomeadas até dia 3 de agosto, inclusive o pessoal de apoio logístico dos locais de votação para o primeiro e eventual segundo turnos de votação, e serão informadas por meio de oficial de Justiça Eleitoral.

Nomes devem ser divulgados em Diário Oficial, carta convocatória, lista oficial nos cartórios eleitorais e e-mail. Neste último caso, desde que a opção tenha sido autorizada, por escrito, pelo eleitor. No documento enviado constam informações importantes como dia e hora que se deve comparecer no dia da votação.

Pré-candidatos

A partir do dia 30 de Junho (quinta-feira) será vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena, no caso de sua escolha na convenção partidária, de imposição da multa prevista no parágrafo 2º do art. 45 da Lei nº 9.504/1997 e de cancelamento do registro da candidatura do beneficiário (Lei nº 9.504/1997, art. 45, parágrafo 1º).

Voluntário

Eleitores podem se inscrever como mesário voluntário até o dia 3 de agosto no cartório eleitoral em que estiver inscrito ou no site do Tribunal Regional Eleitoral do Estado. A inscrição não confirma a nomeação de imediato. Deve ser esperada a convocação oficial.

Aos escolhidos, a participação dá direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado na eleição, sem prejuízo no salário. Tem como vantagem requisito de desempate em concursos público, quando mencionado no edital; critério de desempate para funcionários públicos que concorrem a promoção de cargo; pode ser adicionado como horas complementares em universidades que têm acordos com a Justiça Eleitoral.

Mais informações pelo site: http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/calendario-eleitoral

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

”Cê Tá Doido” participa do ‘Programa Silvio Santos com Patrícia Abravanel’ neste domingo

Ícaro & Gilmar, Panda, Humberto & Ronaldo, do “CÊ TÁ DOIDO”, juntamente da cantora Mariana Fagundes, disputam o quadro “Qual é a Música”

Calor intenso marca sábado de páscoa em Três Lagoas

Temperaturas podem chegar a 38°C, com baixa umidade e possibilidade de pancadas isoladas de chuva em algumas regiões

MEC divulga nova chamada da lista de espera para Fies do 1º semestre

Convocações pela lista de espera ocorrerão até 10 de abril