21.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de abril, 2024

Três Lagoas registra seis casos confirmados de leishmaniose

27/05/2016 – Atualizado em 27/05/2016

O último caso da doença foi confirmado nesta semana

Por: Marcio Ribeiro com informações Da Hora Bataguassu

A Secretaria Municipal de Saúde registrou seis casos confirmados de leishmaniose visceral em Três Lagoas neste ano. Os dados constam no último boletim epidemiológico, divulgado nesta quarta-feira (25). De acordo com o Setor de Vigilância Epidemiológica do município, de janeiro até o dia 20 de maio, foram notificados 44 casos suspeitos da doença, sendo seis deles positivos e 38 descartados após exames laboratoriais. A incidência média é de 4,8% da doença, até o momento. Os dados são atualizados semanalmente.

O último caso da doença foi confirmado nesta semana. O paciente, informou o setor, é um homem de 43 anos, morador do bairro Jardim Oiti, que continua em tratamento. Os outros cinco pacientes, entre eles, duas crianças de 3 anos, já receberam alta.

Conforme Neide Yuki, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, os casos confirmados estão concentrados nos bairros Santa Terezinha, Jardim Novo Aeroporto, Quinta da Lagoa, Jardim Alvorada e, recentemente, Jardim Oiti. Somente no mês de maio, fora dois casos confirmados da doença. O primeiro deles foi o de uma criança de três anos, moradora do Jardim Alvorada, que concluiu o tratamento nesta semana. Não foi registrado óbito por leishmaniose visceral neste ano.

No ano passado, a cidade registrou 94 notificações da doença, nove deles foram confirmados após exames, o que resultou em uma incidência de 8,20%. De acordo com Neide, o município está classificado como área de transmissão intensa, utilizando como indicador a média de casos dos últimos 3 anos.

DENGUE

O boletim epidemiológico apontou recuo nos casos de dengue. Na última semana, foram notificados nove casos suspeitos. Porém, nenhum confirmado. Até o momento, o município possui 1.240 casos notificados da doença. Desse total, 729 foram confirmados após exame e 278 descartados.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

FAKE NEWS: Radialista é dado como morto em Três Lagoas

Na noite deste sábado (27), o radialista do grupo de Comunicação Caçula FM, Benê Soares, foi vítima de uma 'fake news' em Três Lagoas. Informações...

Domingo tem previsão de sol e probabilidade de chuvas no Centro-Oeste de MS

Com temperaturas acima da média e baixa umidade relativa do ar, este domingo (28) encerra a semana com previsão de sol e pouca nebulosidade...

Saiba quais são os direitos das trabalhadoras domésticas

Legislação garante jornada de 8 horas diárias e até 44 horas semanais A ex-empregada doméstica Marinete Silva, de 43 anos de idade, trabalha hoje como...