21.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 20 de janeiro, 2026

Participação da sociedade é fundamental na 1ª Consocial

Geral – 30/03/2012 – 08:03

A secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tania Mara Garib, participou quinta-feira (29) da abertura da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social (Consocial), que debate a transparência e a participação da sociedade na Gestão Pública. O evento prossegue até esta sexta-feira (30), durante todo o dia, no auditório da UCDB, localizado na avenida Tamandaré, 6000, no Jardim Seminário.

“Esta é a 1ª Conferência, então vem em um bom momento, em que Estado e sociedade buscam juntos propor diretrizes e definir prioridades para que haja efetivamente uma transparência”. O objetivo maior da Conferência é estabelecer com os cidadãos, organizações da sociedade civil, conselhos de políticas públicas e com governos estaduais e municipais as diretrizes para a construção de um Plano Nacional sobre o tema.

A Consocial é precedida de etapas regionais e municipais cujo objetivo é discutir a temática do evento, definir propostas e eleger representantes locais que participarão da conferência estadual.

Nas etapas preparatórias foram elencadas 255 propostas, que serão discutidas hoje e amanhã. Entretanto, dentre todas as propostas, apenas 20 serão levadas para a etapa Nacional, que acontece entre os dias 18 e 20 de maio, em Brasília.

O governador André Puccinelli, disse que a Conferência é um instrumento de feedback (retorno), uma devolutiva à sociedade. Mato Grosso do Sul registrou a participação de 83% dos municípios do Estado, reunindo assim 303 delegados representando a sociedade como um todo, entre os quais 28 representarão o Estado na Conferência Nacional.

Segundo Rédel Furtado, auditor geral do Estado, todas as propostas deverão ser consolidadas para definição das que serão encaminhadas para Nacional. “O Plano Nacional com políticas públicas de combate à corrupção é o instrumento que vai agilizar todo o processo de maior controle social e transparência, para que a população possa realmente ter um retorno eficaz de todo processo”.

Fonte: Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto gratuito leva saúde e qualidade de vida a moradores do Jardim Nova Europa

Iniciativa voluntária do educador físico Josemar Batista oferece hidroginástica a pessoas encaminhadas pelo SUS e atende principalmente idosos e pacientes com dores crônicas Um projeto...

Lentidão da Justiça marca caso de vereador preso por corrupção eleitoral em Santa Rita do Pardo

Vereador reeleito foi solto e ainda não há punições ou abertura de investigação

“Seguimos com um mercado aquecido”, diz diretora da FUNTRAB sobre emprego formal em MS

Marina Dobashi explicou que estado manteve mais de 709 mil empregos com carteira assinada em 2025, impulsionado pela expansão industrial e investimentos em celulose