38.8 C
Três Lagoas
sábado, 27 de dezembro, 2025

MP-MS investiga falta de vacina contra H1N1 em Campo Grande

23/05/2016 – Atualizado em 23/05/2016

Secretaria Municipal alega que doses renderam menos de 10 aplicações. Ministério da Saúde diz que volume dos frascos foi superior a 10 vacinas

Por: G1

O Ministério Público do Estado (MP-MS) instaurou inquérito para apurar a quantidade de vacina contra influenza para Campo Grande. Apesar do fim da campanha na última sexta-feira (20), muitas pessoas do grupo de risco não se imunizaram por não encontrar a vacina nas unidades de Saúde.

A assessoria jurídica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) está preparando as informações solicitadas pelo Ministério Público e deve entregar no prazo estabelecido de três dias. A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) disse que está fazendo levantamento de quem foi vacinado, no sistema penitenciário.

A capital sul-mato-grossense recebeu 196 mil doses da vacina contra gripe. Mas o número de pessoas vacinadas é menor: 162 mil. Com o índice abaixo da meta, a vacinação continua em Mato Grosso do Sul para gestantes e crianças de até 5 anos incompletos. Apesar disso, algumas pessoas que procuraram os locais de vacinação nesta segunda-feira (23) não conseguiram ser vacinadas.

A responsável pelo setor de imunização disse que não havia doses porque a campanha já acabou. Mas ela garantiu que todas as pessoas que procuraram, até sexta-feira, foram vacinadas.

Essa diferença de 30 mil doses é a mesma quantidade que a prefeitura pediu como reforço para o governo do estado, na última sexta-feira. O secretário Estadual de Saúde, Nelson Tavares, disse que o estado não tem doses armazenadas porque todo o estoque que recebeu do Ministério da Saúde foi repassado para os municípios.

No último dia da campanha nacional, a Sesau alegou que um dos problemas da falta de vacinas foi o rendimento das doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Cada frasco deveria ter 10 doses. Mas o secretário, Ivandro Fonseca afirma que alguns vieram com oito ou nove, no máximo.

Em nota, o Ministério da Saúde diz que a coordenação do programa nacional de imunizações informou que o volume médio da vacina influenza trivalente foi superior a 10 doses por frasco.

O Instituto Butantã, que fornece as doses, afirmou que toda a produção da vacina contra a gripe é auditada e que o frasco rende 10 doses. A assessoria de imprensa do instituto explicou que a manipulação errada pode fazer com que os frascos rendam menos.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Padre Cláudio une fé, vida e esperança nas festas de fim de ano

Sacerdote completa 15 anos de ordenação e 45 de vida em clima de gratidão As festas de fim de ano em Três Lagoas ganharam um...

Trecho da Malha Oeste até Três Lagoas deve ser prioridade em nova concessão

Setor da celulose impulsiona interesse por ramal ferroviário no leste de Mato Grosso do Sul, onde edital deve ser lançado em abril de 2026.

Comissão aprova ampliação das atribuições dos oficiais de Justiça

Projeto autoriza atuação como conciliadores, amplia uso de tecnologia e segue para análise do Senado A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da...