Geral – 30/03/2012 – 07:03
Decisão foi tomada na noite desta quinta (29), em reunião realizada em Paris
O grupo francês de distribuição Casino decidiu tirar o empresário brasileiro Abílio Diniz do conselho de administração do grupo francês. A decisão foi tomada na noite desta quinta (29), em reunião realizada em Paris.
De acordo com o comunicado da rede varejista, a medida não traz qualquer efeito às operações do Grupo Pão de Açúcar no Brasil, já que ambos os grupos são independentes. Diniz participava do conselho desde 1999, quando recebeu o convite do próprio Casino.
O grupo francês informa ainda no comunicado que, no encontro, os diretores propuseram à assembleia geral do grupo a manutenção de todos os membros do conselho de administração. Porém, em função das divergências atuais, ficaram de fora Philippe Houzé e Diniz.
O controle do Pão de Açúcar foi alvo de uma grande batalha ao longo do ano passado. A briga envolveu, além de Diniz, Casino e ainda o Carrefour, que acabou desistindo do negócio.
O grupo Casino tornou-se acionista do Pão de Açúcar em 2005 e, com a crise europeia, intensifica suas operações no Brasil.
Operações internacionais
Na apresentação do balanço de 2011, o Casino ressalta o forte crescimento de suas operações internacionais (40,4%), resultante do crescimento orgânico bastante satisfatório (12,2%) e dos movimentos de consolidação – que abrangem as antigas operações do Carrefour na Tailândia e a Casas Bahia no Brasil.
O grupo francês destaca também o aumento da participação no GPA. No ano passado, em meio à briga iniciada entre Jean-Charles Naouri e Abilio Diniz, após o empresário brasileiro ter anunciado a intenção de fusão do Pão de Açúcar com as operações brasileiras do Carrefour, o Casino realizou diversas compras de ações em Bolsa.
Com isso, o grupo de Naouri foi elevando sua participação na CBD, chegando a 48,1% em outubro passado – em maio do mesmo ano, essa fatia era 34%.
Na América Latina, as vendas do Casino cresceram 13,4% em termos orgânicos, ressalta a companhia, conduzidas pelo crescimento de dois dígitos no critério mesmas lojas.
- No Brasil, o Grupo Pão de Açúcar registrou excelentes vendas com aumento de 8.8%. Na Colômbia, Exito teve um ano destacado com o crescimento de 8,4% das vendas mesmas lojas.
Fonte: R7


