31.3 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro, 2025

Ministro da Agricultura visita Estado amanhã

Geral – 05/01/2012 – 09:01

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro visita o Estado de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (6). O principal objetivo da visita do ministro ao Estado é discutir a confirmação do foco de febre aftosa na região de São Pedro, no Paraguai, anunciada pelo governo do país vizinho.

A chegada ao município de Ponta Porã está marcada para as 9h, onde juntamente com a secretária de Estado Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa e o prefeito de Ponta Porã Flávio Kayatt , fará uma visita nas áreas de fronteira.

Logo em seguida o ministro se reúne com prefeitos dos municípios que fazem fronteira seca com o Paraguai e representantes dos sindicatos rurais dos respectivos municípios e pecuaristas da região. A reunião acontece no Sindicato Rural de Ponta Porã, localizado na rodovia BR 463 – Saída para Sanga Puitã.

À tarde o ministro Mendes Ribeiro segue para Campo Grande onde, às 14h, se reúne com o governador André Puccinelli; a secretária Tereza Cristina; secretários de Agricultura dos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul; o superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado de Mato Grosso do Sul, Orlando Baez e representantes dos seguintes órgãos: Exército, Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agraer, Famasul, Embrapa e Iagro.

Medidas do Ministério

Antes mesmo de visitar o Estado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou ontem (3) as ações imediatas que serão adotadas para evitar a introdução do vírus da febre aftosa no país em função do foco da doença notificado pelo Paraguai. O vírus foi identificado em bovinos numa propriedade na localidade de Aguaray Amistad, no departamento de San Pedro, a cerca de 30 quilômetros do foco notificado em setembro de 2011.

Em razão da nova ocorrência, o Mapa adotou as seguintes medidas: suspensão temporária das importações de carnes de bovinos oriundos do departamento de San Pedro e retomada da desinfecção dos veículos procedentes do Paraguai.

Os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Defesa acordaram ainda retomar o apoio das Forças Armadas, para dar suporte às ações de defesa sanitária animal na região de fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai e foram suspensos todos os eventos agropecuários no Estado de Mato Grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai.

O alerta sanitário foi reativado com os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em conjunto com os órgãos de saúde animal de Mato Grosso do Sul e Paraná, reforço nas ações rotineiras de vigilância e de educação sanitária na fronteira, com a identificação e fiscalização a cada 30 dias de propriedades sentinelas (de maior risco de vulnerabilidade), bem como inspeção das propriedades a elas vinculadas (que receberam animais dessas propriedades sentinelas).

O envio, na próxima semana, de missão técnica àquele país, vai verificar os controles de origem dos animais abatidos e as condições de processamento das carnes exportadas ao Brasil.

O estado de Mato Grosso do Sul já começou a adotar medidas de prevenção para que vírus não ultrapasse as fronteias. Estão sendo contratados mais 35 médicos veterinários para trabalharem especificamente na região de fronteira. Já o Estado do Paraná, solicitou reforço no georreferenciamento das propriedades da fronteira e a manutenção da vigilância.

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Enquanto muitos cobram limpeza, alguns moradores ainda jogam lixo e móveis nas ruas de Três Lagoas

Flagrantes de descarte irregular, como no bairro Santa Rita, mostram que parte da população também contribui para a sujeira na cidade.

Colisão entre caminhões deixa trânsito lento na BR 158

Acidente registrado na tarde deste sábado envolveu dois veículos de carga, onde apesar do impacto, ninguém ficou ferido.

2ºBPM realiza confraternização em Três Lagoas e momento emocionante marca evento

Solenidade reuniu autoridades municipais, estaduais e federais, e contou com um pedido de casamento surpresa feito por sargento do GETAM, emocionando os presentes.