23.4 C
Três Lagoas
domingo, 2 de novembro, 2025

Unidade de Gestão Energética de Andradina recebe treinamento

Geral – 29/03/2012 – 15:03

Está em andamento o treinamento de secretários e servidores municipais para a implantação do projeto de Gestão Energética Municipal (GEM) no município, proposto pela Concessionária de Energia Elétrica – Elektro com apoio do Governo de Andradina, visando a economia dos gastos públicos com energia e iluminação pública, na Secretaria do Meio Ambiente. Andradina foi uma das dez cidades escolhidas no Estado de São Paulo para participar deste projeto que tem duração de 12 meses.

O curso é acompanhado pelos secretários de Administração e Finanças, José Henrique Pastorelli e de Meio Ambiente, Claudio Gotardo, e por 24 servidores municipais escolhidos a partir do Decreto nº 5.235/2012.

O treinamento está sendo feito pelo IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), que é parceiro no programa e também responsável pela realização dos diagnósticos energéticos nas instalações municipais, dando suporte para a elaboração de um Plano Diretor de Energia Elétrica.

De acordo com Pastorelli, o projeto pretende desenvolver a eficiência energética no município, demonstrando para a administração pública e sociedade, a importância do uso racional e consciente da energia e a expectativa é que os resultados copmecem a aparecer já a partir do segundo semestre.

O cronograma da gestão prevê, além do treinamento, o levantamento de carga, que definirá a quantidade de aparelhos eletrônicos existentes nos setores e pastas do município, o gerenciamento do consumo e o planejamento e marketing para que as ações sejam contínuas.

Além disso, será implantado um sistema informatizado para fazer o acompanhamento do consumo e das despesas com eletricidade da Prefeitura. Os dados serão disponibilizados online para os secretários e demais responsáveis municipais que, a partir de uma senha, terão acesso total aos gastos da administração pública.

De acordo com o consultor institucional da Elektro, Luiz Fausto Rodrigues, a estimativa é de uma redução de até 40% de energia, dependendo do desempenho da Gestão, o que representaria para Andradina uma economia anual de até R$ 180 mil aos cofres públicos.

Fonte: Secom/Prefeitura / Secom/Prefeitura

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Fiscal da Vigilância Sanitária alerta para golpes em mutirões clandestinos de exame visual em MS

Matheus Moreira Pirolo, da SES/MS, explicou como falsos profissionais enganam consumidores e coloca em risco a saúde ocular da população

Três Lagoas acelera obras e mira cidade 100% pavimentada até 2026, diz titular da SEINTRA

Osmar Dias detalhou os principais avanços, desafios e novos projetos da gestão, incluindo drenagem, iluminação pública e o Parque Linear.

“Redução da jornada é conquista histórica para o servidor e para a população”, diz presidente do SSPM

Luciana Braçal celebrou o decreto que reduziu a jornada para 30 horas da categoria e amplia atendimento à população, além de avaliar o impacto do novo PCCS em Três Lagoas.