34.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 12 de dezembro, 2025

Presidente da Apple visita fábrica da Foxconn na China

Geral – 29/03/2012 – 13:03

XANGAI, 29 Mar (Reuters) – Na primeira viagem à China como presidente-executivo da Apple, Tim Cook visitou uma fábrica de iPhones operada pela Foxconn, acusada de condições de trabalho impróprias.

A China é o maior mercado mundial de telefonia móvel e já é o segundo mais importante para a Apple, mas o crescimento da companhia no país enfrenta obstáculos que variam de uma disputa pela marca iPad às condições de trabalho dos operários locais.

Imagens datadas de 28 de março e enviadas à Reuters mostram Cook sorrindo durante um encontro com operários no Zhengzhou Technology Park, um complexo recentemente inaugurado pela Foxconn na província de Hebei. O complexo emprega 120 mil pessoas, de acordo com o material de divulgação.

A Foxconn é parte importante da cadeia mundial de suprimento da Apple, e monta a maior parte dos iPads e iPhones, mas foi prejudicada por uma série de suicídios de trabalhadores nos últimos anos, creditados por grupos ativistas às duras condições de trabalho.

Cook tomou o comando da Apple em agosto, devido à doença de Steve Jobs, que viria a morrer em outubro. O itinerário guardado a sete chaves incluiu encontros com o vice-primeiro-ministro, Li Keqiang, e com o prefeito de Pequim, além de visita a uma das duas lojas da Apple na capital chinesa.

Na quarta-feira, a imprensa estatal noticiou que o vice-primeiro-ministro da China havia prometido a Cook que o país reforçaria os esforços de defesa da propriedade intelectual.

“Estar mais aberto ao mundo exterior é condição para que a China transforme seu desenvolvimento econômico, expanda a demanda interna e conduza inovação tecnológica”, declarou o vice-primeiro-ministro, de acordo com a agência oficial de notícias Xinhua.

A Apple tem parcerias com a China Telecom e a China Unicom para a venda do iPhone; a China Mobile, maior companhia do setor no país, está negociando distribuir o aparelho.

A Apple está envolvida há algum tempo em uma disputa com a Proview, empresa de tecnologia de finanças modestas que alega ter registrado a marca iPad. O processo está correndo nos tribunais chineses e pode interromper as vendas do iPad.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas apresenta balanço anual das ações de combate ao Aedes aegypti

Comitê municipal encerra 2025 com dados epidemiológicos e resultados das campanhas de prevenção A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,...

Última etapa do Circuito “Cidade das Águas” reúne corredores na Lagoa Maior

Prova encerra circuito neste sábado com percurso de 5 km e caminhada de 3 km A terceira e última etapa do Circuito de Corrida de...

Riedel reforça parceria com Três Lagoas e anuncia novos investimentos em entrevista à Caçula

Para Toninha Campos e Rafael Oliveira, junto do prefeito de Três Lagoas, Cassiano Maia, falaram sobre obras, segurança pública, concessões, logística, desenvolvimento regional e cenário político para 2026.