30.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 12 de dezembro, 2025

Programa de segurança e saúde do trabalhador é lançado na capital

Geral – 29/03/2012 – 11:03

Evento realizado no canteiro de obras da FatecSenai em Campo Grande marcou o lançamento do PNSSTIC (Programa Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho para a Indústria da Construção), nesta quinta-feira (29), em Mato Grosso do Sul.

O PNSSTIC é um programa nacional e visa contribuir com a redução dos acidentes e doenças nas empresas do segmento em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o desembargador presidente do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), Márcio Vasques Thibau, o programa é importante para o Brasil inteiro. “É muito alto o índice de acidente do trabalho”, enfocou.

Thibau ressaltou que é muito triste quando um trabalhador deixa sua casa para cumprir sua jornada e sofre algum tipo de acidente. “Esse programa vai esclarecer não apenas os empresários, mas também os trabalhadores”.

Para o desembargador, é necessário atingir jovens e crianças com as informações sobre saúde e acidente de trabalho. “Assim estaremos estabelecendo uma cultura de prevenção. Preservar a integridade”, alertou.

Qualidade

Sérgio Longen, presidente da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul, destacou a busca pela qualidade. “A indústria está se modernizando e cada vez mais busca se profissionalizar”.

Durante seu discurso, Longen afirmou que não conhece nenhuma empresa que tenha interesse em ter acidente de trabalho. “A Fiems tem trabalhado para consolidar a indústria de Mato Grosso do Sul e qualificar os seus trabalhos”.

De acordo com Longen, a necessidade de avançar levou as ações. “Entendemos que estamos fazendo a nossa parte e precisamos de apoio”.

Longen ressaltou o compromisso que o industrial está tendo com as pessoas. “São ações para que as empresas entendam a sociedade que queremos. Não só de asfalto vive um município”.

Informação

Samuel da Silva Freitas, presidente do Sintracon/MS (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Estado), lembrou que Mato Grosso do Sul teve em 2004 nove acidentes fatais. “A construção civil é que mais registra acidente de trabalho”.

Freitas falou do crescimento do setor e da concorrência desleal. “Temos empresas em que o trabalhador não tem registro em carteira e nem equipamentos de segurança.

O presidente do Sintracon destacou a importância de fiscalização nas obras. “O trabalhador não tem o conhecimento e fica vulnerável em um canteiro de obras”.

Para Freitas, levar palestras aos canteiros e informar a necessidade de ter a carteira assinada é fundamental. “Trabalhador bem remunerado e com a carteira assinada rende mais. E, sabemos que existem empresas que pegam obras públicas e não assinam a carteira de trabalho”.

“As empresas precisam fornecer o equipamento de segurança e o trabalhador precisa usar. Todo mundo fazendo a sua parte, só assim teremos um Brasil melhor. Este programa mostrará ao colaborador a importância de não se acidentar e cuidar de sua saúde”, finalizou Freitas.

Trabalhadores

Anízio Pereira Tiago, superintendente da Delegacia Regional do Trabalho, ressaltou que o Brasil possui cerca de 38 milhões de trabalhadores com carteira assinada. “Nos últimos dez anos, 25 milhões passaram pelo seguro desemprego”.

Tiago aproveito o evento para falar sobre a nova forma do seguro desemprego, que passa a valer a partir do próximo mês. “O trabalhador que for reincidente no seguro terá que fazer 160 horas de curso. Caso não queira fazer o curso não receberá o seguro”.

Para Tiago, esta é uma forma de chamar o trabalhador para agir e reagir, não ficar na dependência do governo. “Não podemos mudar isso com decretos, mas mudaremos com ações”.

O superintendente finalizou alertando que essas mudanças dizem respeito a toda a sociedade. “São problemas estruturais e que precisam ser corrigidos”.

Fonte: Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ação “Caixa Encantada” entrega brinquedos e emociona crianças em Três Lagoas

Campanha mobilizou comunidade e levou solidariedade ao Projeto Social Boa Esperança O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Prefeitura...

Três Lagoas apresenta balanço anual das ações de combate ao Aedes aegypti

Comitê municipal encerra 2025 com dados epidemiológicos e resultados das campanhas de prevenção A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,...

Última etapa do Circuito “Cidade das Águas” reúne corredores na Lagoa Maior

Prova encerra circuito neste sábado com percurso de 5 km e caminhada de 3 km A terceira e última etapa do Circuito de Corrida de...