24.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 23 de julho, 2025

1º Seminário e Audiência Pública de proteção e defesa dos animais foi realizado em Três Lagoas

18/04/2016 – Atualizado em 18/04/2016

O plenário da Câmara Municipal ficou lotado durante todo o dia

Por: Neto e Nilson Farias

Durante todo o período do último sábado (16), o plenário da Câmara Municipal de Três Lagoas (MS), ficou lotado com a participação de vários segmentos da sociedade, para participação no 1º Seminário e Audiência Pública de Proteção e Defesa dos Animais (realidade e perspectivas).

O evento foi idealizado pelo vereador Beto Araújo (PSD) com apoio da Associação de Proteção aos Animais (Amemais), Tribuna Animal, Quintal de São Francisco e Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.

A programação oficial iniciou com a Juíza de Direito de Santa Catarina (SC) Lívia Borges Zwetsch e Vinicius Ouriques Ribeiro (advogado), falando sobre a proteção jurídica dos animais.

A vereadora Laíde das Graças Simões da cidade de São Carlos (SP) e Jilverson Rodrigo Damiao de Moraes, abordaram o tema “Da militância ao parlamento – do sonho a prática (realizações pelos animais em São Carlos)”.

Rita de Cassia Maria Garcia, professora da UFPR em medicina veterinária, falou sobre “Controle reprodutivo de cães e gatos”.

André Luis Soares da Fonseca, doutor em Doenças Tropicais e Saúde Internacional pelo Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo, falou sobre “Planejamento de ações políticas para os animais direcionados às pastas da saúde como prevenção e da educação como introdução básica dos direitos dos animais”

Neiva M. R. Guedes, professora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp, abordou a temática “Araras na cidade e a importância da convivência do homem com a fauna para a conservação”.

Mariângela Freitas de Almeida e Souza, doutora em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva no Programa de Pós-Graduação em Associação UFRJ, FIOCRUZ, UERJ e UFF, palestrou sobre “O conceito de senciência como funcionamento da ciência do bem-estar animal”.

Fábio dos Santos Nogueira, professor da Fundação Educacional de Andradina nas disciplinas de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, finalizou o encontro com a palestra “Leishmaniose: novidades para 2016”.



Vereador Beto Araújo (PSD)

https://youtube.com/watch?v=3dZkXZwF0u8

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Falta de pré-natal e baixa escolaridade aumentam risco de anomalias em bebês, diz Fiocruz

Análise com mais de 26 milhões de nascimentos revela que desigualdades sociais e baixa escolaridade influenciam no risco de malformações em bebês Um estudo da...

Setor têxtil cresce em MS com novas fábricas, qualificação e aposta na Rota Bioceânica

Estado soma mais de 3 mil empregos formais no setor e se prepara para ampliar mercados com logística estratégica e capacitação profissional Com 225 empresas...

“Amigos de Patas” mostra mascote Todynho e reforça pedido de ajuda

Iniciativa atua há quatro anos na cidade resgatando, tratando e cuidando de animais abandonados e vítimas de maus-tratos As protetoras Keila Sorelli e Sirlene, responsáveis...