24.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 12 de janeiro, 2026

Cidade é uma das 200 escolhidas para o projeto Horta Escolar

Educação – 29/03/2012 – 08:03

Três Lagoas é uma das 200 cidades selecionadas para o Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia

Equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura irá a Brasília participar de curso de 09 a 13 de Abril

Três Lagoas é um dos municípios selecionados para participar do projeto do Governo Federal, “Educando com a Horta Escolar”. De acordo com a coordenadora de Alimentação Escolar, Vânia Mara Borges de Almeida, iniciativas parecidas com o projeto já eram desenvolvidas na cidade. “Já desenvolvíamos projetos em Três Lagoas usando o material didático do projeto ‘Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia’”.

O PROJETO

O projeto ”Educando com a Horta Escolar” (PEHE) foi elaborado em 2004, em uma parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

O objetivo é intervir na cultura alimentar e nutricional de crianças e jovens de escolas e

comunidades, por meio das hortas escolares incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável.

Todos os anos uma temática é trabalhada, e em 2012, o foco é a gastronomia como instrumento de valorização dos ingredientes e receitas regionais, das técnicas culinárias de preparo de alimentos e da experiência de sabores e aromas das refeições preparadas para os alunos beneficiados no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do FNDE.

O CURSO

A iniciativa é uma parceria entre o FNDE e o Núcleo de Referência em Gastronomia e Alimentação Regional do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB). A primeira etapa, de um total de três, será de 9 a 13 de Abril e as outras duas serão agendadas posteriormente.

A equipe da Secretaria de Educação e Cultura enviada para o curso terá uma carga horária de aulas de 80 horas presenciais e 32 horas à distância.

AÇÕES

Após participarem do curso a equipe terá como obrigação promover no município de origem aulas, com 48 horas de duração, para diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, merendeiras e professores.

A formação continuada será realizada por consultores nas áreas de educação, nutrição, meio ambiente, hortas e gastronomia. O grupo de Três Lagoas é composto pela presidente do conselho de alimentação escolar Cidolina de Fátima da Silva, o técnico da Secretaria Meio Abiente

Manoel Latta Ernandes, a coordenadora pedagógica

Miriam Vieira Batista Dias, a

coordenadora de alimentação escolar

Vania Mara Borges de Almeida, a

responsável técnica pelo serviço de alimentação

Jaline de Almeida, junto ao secretário de Educação, professor Mário Grespan Neto, convidado a participar do curso para a formação de agentes multiplicadores.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Resultado do Enem será divulgado no dia 16 de janeiro

Candidatos poderão ser consultadas na Página do Participante Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados no dia 16 de janeiro, conforme anunciou...

Confira calendário de pagamentos do INSS para 2026

Datas levam em conta número final do cartão de benefício Os cerca de 35 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem conferir...

Saiba mais sobre a CNH renovada de forma automática, sem filas e sem custo

Medida beneficia bons motoristas, será gratuita para a versão digital do documento e começa a valer para condutores sem infrações recentes O Ministério dos Transportes...