24.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 23 de julho, 2025

Sobe 38% casos do vírus da zika em uma semana em MS, diz Saúde

07/04/2016 – Atualizado em 07/04/2016

Número de grávidas com o vírus também subiu na última semana. Por outro lado, gestantes monitoradas no estado caiu 12,04%.

Por: G1

Em uma semana, o número de confirmações do vírus da zika em Mato Grosso do Sul aumentou 38,18%, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria do Estado de Saúde (SES), divulgado nesta quinta-feira (7). Já foram notificados 1.763 casos no estado.

O número de municípios sul-mato-grossenses com casos confirmados continua em 10. Além de Campo Grande (117), estão na lista Três Lagoas (5), Aquidauana (5), Anastácio (4), Caarapó (1), Corumbá (1), Dourados (3), Paranaíba (10), Rio Verde de Mato Grosso (1) e São Gabriel do Oeste (5).

O número de grávidas com a doença também subiu na última semana. Agora já chegou a 109. Por outro, a quantidade de gestantes monitoradas reduziu 12,04%, de 324 para 285, de acordo com o boletim.

SAIBA MAIS

O que é Zika Vírus?

Zika Vírus é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya. O vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda. Entretanto, somente em 1954 os primeiros seres humanos foram contaminados, na Nigéria. O vírus Zika atingiu a Oceania em 2007 e a França no ano de 2013. O Brasil notificou os primeiros casos de Zika vírus em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia.

Causas
O contágio do vírus ZIKV se dá pelo mosquito que, após picar alguém contaminado, pode transportar o ZIKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele.

O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de 3 a 12 dias para o Zika vírus causar sintomas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Falta de pré-natal e baixa escolaridade aumentam risco de anomalias em bebês, diz Fiocruz

Análise com mais de 26 milhões de nascimentos revela que desigualdades sociais e baixa escolaridade influenciam no risco de malformações em bebês Um estudo da...

Setor têxtil cresce em MS com novas fábricas, qualificação e aposta na Rota Bioceânica

Estado soma mais de 3 mil empregos formais no setor e se prepara para ampliar mercados com logística estratégica e capacitação profissional Com 225 empresas...

“Amigos de Patas” mostra mascote Todynho e reforça pedido de ajuda

Iniciativa atua há quatro anos na cidade resgatando, tratando e cuidando de animais abandonados e vítimas de maus-tratos As protetoras Keila Sorelli e Sirlene, responsáveis...