27.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 13 de janeiro, 2026

Policiais entregam carta ao Governador reclamando excesso de atribuições

Geral – 29/03/2012 – 07:03

Durante audiência pública realizada nesta terça-feira (28) na Câmara Municipal de Nova Andradina para debater sobre a segurança pública do município o delegado da 1ª delegacia de polícia da cidade, Dr. André Luiz Noveli, apontou o excesso de atribuições como o principal problema enfrentado pelo policial.

“O policial civil cuida de preso, dá comida, abre cela para advogado, promotor e visitas, investiga crime, enquanto a população fica à espera de atendimento, porque é um policial para fazer tudo isso”.

Roberto Simião de Souza, vice-presidente do SINPOL/MS falou da necessidade da AGEPEN (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) assumir a cadeia pública da cidade para que os policiais possam exercer sua função.

“Policial civil é preparado para investigar os crimes praticados contra a população do município. A custódia de presos é atribuição de agente penitenciário”, disse.

Na sequência, Simião apresentou um vídeo denunciando o cenário lamentável encontrado nas delegacias de Mato Grosso do Sul. “Essa situação afronta a legislação. Além do policial, o preso também é prejudicado porque na delegacia não tem estrutura mínima para prestar assistência que lhes é de direito”.

Diante das discussões acerca da segurança pública de Nova Andradina, os participantes em unanimidade, aceitaram a proposta de redigir uma carta elencando as providências emergenciais a serem tomadas pelas autoridades competentes no âmbito municipal, estadual e federal, entre as quais estão a assunção da cadeia pública pela Agepen; o aumento do efetivo de policiais civis e militares, bem como melhores condições estruturais nas instituições; a implantação de uma delegacia da polícia federal no município, entre outras reivindicações.

De acordo com o presidente da Câmara, Adriano Palopoli, a carta de Nova Andradina será entregue em mãos, ao governador André Puccinelli, para que sejam tomadas as medidas necessárias.

Além das autoridades citadas, participaram da audiência, o tesoureiro geral do SINPOL/MS – Amaury José Pontes, o vereador Antônio Tomaz, o promotor criminal – Dr. Fabrício Mingati, o secretário municipal de serviços públicos – Roberto Ginel, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança – Dr. Walter Bernegozzi Jr, o Tenente Cel. Flávio Katumi do 8º Batalhão da PM, a capitã Tatiane Enoe do Corpo de Bombeiros, acadêmicos do curso de direito e pedagogia, além da população local.

Fonte: Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pré-candidatura de Marcos Pollon ao Governo de MS ganha apoio da direita conservadora do Estado

Com o crescimento nas pesquisas de intenção de voto, a pré-candidatura ao Governo de Mato Grosso do Sul nas eleições de 2026 do deputado...

Dor de cabeça sem fim: Moradores denunciam novas brigas e furtos em frente ao Centro POP em Três Lagoas

Em participação por telefone à Toninha Campos, secretário Fernando Garcia prometeu articulação com Polícia e Ministério Público para solucionar o problema na região

Moradora de Três Lagoas morre após cirurgia cardíaca de emergência em Campo Grande

Após dias de espera por cirurgia de emergência, Míria Peter Vitalino, de 42 anos, não resistiu ao procedimento em Campo Grande A vida de Míria...