29/03/2016 – Atualizado em 29/03/2016
Juiz federal deu palestra em seminário sobre corrupção. Moro diz que corrupção sistêmica é assustador e vira ‘regra de mercado’.
Por:G1
O juiz federal Sérgio Moro disse nesta terça-feira, em São Paulo, que a Justiça tem um papel relevante, mas sozinha não consegue resolver o problema da corrupção. “É preciso que as outras instituições públicas operem e aprovem leis de enfrentamento da corrupção”, afirmou Moro em palestra ministrada em seminário sobre o combate à corrupção.
Moro disse ainda que a corrupção sistêmica é algo mais assustador, aquilo que era para ser um fato isolado, se torna uma pratica comum, uma regra de mercado.
“A justiça tem um papel relevante. Mas sozinha não consegue resolver o problema. É preciso que as outras instituições publicas operem. Aprovem leis de enfrentamento da corrupção.
É preciso que a sociedade civil se mobilize para cobrar as instituições publicas. No âmbito das iniciativas privadas, que se auto organizem para evitar o pagamento de propina”, afirmou o juiz, em relação a críticas sobre os resultados da Operação Mãos Limpas, realizada na Itália nos anos 90, de combate á corrupção.
O juiz traçou em sua palestra um paralelo entre a Operação Mãos Limpas e a Operação Lava-Jato, no Brasil. “As duas tiveram um começo relativamente banal”, afirmou Moro. “O aprofundamento das investigações foi ampliando o foco, revelando novos fatos, uma verdadeira bola de neve.”
Moro destacou que “a corrupção faz parte da vida humana, somos uma amálgama de vícios e virtudes e é sempre possível decair no vicio, cometer um crime”, destacou. “Mas nessa outra perspectiva da corrupção sistêmica isso é algo mais assustador, o que aquilo que era para ser um fato isolado, se torna uma prática comum, uma regra de mercado, e proporcionalmente isso gera desafios muito maiores as instituições.”
“Essas corrupções endêmicas, sistemáticas, se não são enfrentadas, tendem a ficar cada vez pior. Elas vão crescendo, se estabelecem como uma regra comum de comportamento”, destacou.



