22.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 8 de abril, 2026

Sem ar-condicionado, biblioteca é esquecida pela Administração e faltam até copos descartáveis

24/03/2016 – Atualizado em 24/03/2016

Por: Lucas Gustavo/ Neto

Fundada em Três Lagoas no ano de 1946, a biblioteca municipal ‘’Rosário Congro’’ foi instalada nas proximidades da Lagoa Maior em 2011. O Prédio é bastante amplo, dispõe de um acervo com mais de 30 mil livros e sete funcionários. No passado, o espaço funcionou como velório e, hoje, por falta de suporte da Administração pública, caminha prestes a ser ‘enterrado’. O órgão é vinculado à Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura.

Conforme investigado e constatado pela reportagem da Rádio Caçula, a biblioteca conta com 18 condicionadores de ar. A afirmação deveria ser motivo de orgulho para aos moradores, mas, ao invés disso, gera revolta. A realidade é que os equipamentos não podem ser ligados por conta da má distribuição elétrica do local. O padrão de energia não consegue dar sustento aos aparelhos em atividade.

Mesmo diante do calor, os servidores exercem suas atividades de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e se viram como podem. Informações dão conta que a prefeitura não repassa nenhuma verba para a manutenção da biblioteca e que parte dos livros foi doada pelos próprios moradores. O clima quente e abafado do prédio espanta a população e colabora para que a prática da leitura não seja disseminada.

Recentemente, de acordo com apuração da equipe de jornalismo da Rádio Caçula, funcionários da biblioteca compraram quatro ventiladores para distribuir entre as salas. Sem nenhuma verba, o dinheiro usado para quitar os equipamentos foi fruto de multas de frequentadores. O prazo para a devolução ou renovação da obra retirada é de uma semana. Passado esse período, o leitor tem de pagar R$ 1,00 por dia de atraso.

Não bastando a aquisição dos ventiladores, por incrível que pareça, as moedas do ‘’caixa’’ são utilizadas até na compra de copos descartáveis. Além disso, laboratório de informática, também muito quente, sofre, há muito tempo, com a falta de toner.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ladrão é preso horas após roubo com faca no Centro de Três Lagoas

Ação rápida identificou suspeito pelas imagens de câmeras de segurança e recuperou bicicleta da vítima

Corpo de jovem desaparecido é encontrado após buscas em área rural de Água Clara

Guilherme Henrique dos Anjos, de 23 anos estava desaparecido desde domingo, quando foi visto próximo à um ribeirão

Nove estados têm mais beneficiários do Bolsa Família do que trabalhadores formais, aponta levantamento

Dados de fevereiro de 2026 mostram concentração nas regiões Norte e Nordeste. Já o Maranhão lidera índice de dependência