22.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 2 de janeiro, 2026

PRF Apreende caminhão e prende seu condutor por crime ambiental de poluição atmosférica

10/03/2016 – Atualizado em 10/03/2016

PRF Apreende caminhão e prende seu condutor por crime ambiental de poluição atmosférica

Por: Ana Carolina Kozara com fotos de Rádio Caçula

A Polícia Rodoviária Federal de Três Lagoas interceptaram na noite de segunda-feira (7) um caminhão Scania conduzido por um homem identificado como S.A.S., que foi acusado de cometer crime ambiental de causar poluição que possa resultar em danos à saúde humana mediante o lançamento de resíduos gasosos em desacordo com as exigências legais.

Os agentes realizaram o teste para a verificação de pureza do agente redutor líquido de óxido de nitrogênio – ARLA 32 – presente no reservatório do veículo de carga através do aparelho chamado refratômetro sendo obtido o resultado de 25,4% de pureza de ureia, sendo que o correto é 32,5% sendo aceito, conforme orientação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), o resultado entre 30 e 35%.

Por estar abaixo da tolerância imposta pelo órgão competente e, como consequência, o caminhão produzir poluição atmosférica superior ao limite permitido, o condutor e o caminhão foram encaminhados para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário de Três Lagoas pela prática, em tese, do crime ambiental de causar poluição que possa resultar em danos à saúde humana mediante o lançamento de resíduos gasosos em desacordo com as exigências legais. A pena prevista para este crime é de reclusão de 1 a 5 anos.

O motorista declarou que desconhecia qualquer alteração no veículo, inclusive no agente redutor, que adquiriu o produto em um Auto Posto em Castilho/SP, que o frentista do referido Posto colocou o componente no caminhão e que não acompanhou a operação.

Ocorrência encaminhada para a DEPAC local cuja autoridade policial foi acionada para tomar as providências previstas em lei.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Núcleo estadual fortalece cultura de segurança e qualificação da assistência no SUS de MS

Núcleo atua de forma transversal para reduzir danos evitáveis, qualificar processos e apoiar a melhoria contínua da assistência

Mulher fica ferida após colisão de pick-up na BR 158

Condutora perdeu o controle da direção e bateu contra o guard-rail na rotatória de acesso ao Aeroporto Plínio Alarcom, onde ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros

Governo de MS prorroga prazos do Refis e amplia janela para regularização de débitos

Permanecem válidos os percentuais de redução de multas e juros, as modalidades de parcelamento, que variam do pagamento à vista a até 60 parcelas, os critérios de consolidação dos créditos e as hipóteses de rompimento dos acordos.