30.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 21 de julho, 2025

Fazendeiro de 76 anos é autuado pela PMA e deve pagar multa de R$ 7,5 mil

04/03/2016 – Atualizado em 04/03/2016

Por: MC/Redação com fotos de Rádio Caçula

Um fazendeiro de Três Lagoas foi notificado em 7,6 mil por disposição de agrotóxicos que foram deixados ilegalmente dentro de uma floresta protegida.

O flagrante feito pela Polícia Militar Ambiental de Aparecida do Taboado-MS, distante 120 Km de Três Lagoas, ocorreu nesta quinta-feira (03) na propriedade do pecuarista de 76 anos que possui uma fazenda na região de Selvíria-MS.

Dados policiais indicaram que o idoso deixou um total de 900 litros de agrotóxicos em 45 galões de 20 litros, armazenados a céu aberto, expostos diretamente ao solo, com riscos de contaminação. O produto encontrava-se dentro de uma floresta protegida de reserva legal da propriedade.

O armazenamento do produto perigoso da marca Artis contrariava as normas técnicas e a legislação ambiental, bem como a bula dos próprios produtos e, além disso, estava vencido desde o mês de abril de 2014, e aparentemente teria sido abandonado no local há tempos.

O funcionário da fazenda foi notificado a tomar as providências para a destinação adequada dos resíduos perigosos, conforme determina a legislação.

O infrator responderá por crime ambiental, previsto pelo artigo 56 da Lei 9.605/1998 de: produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos.

Se condenado, poderá pegar pena de um a quatro anos de reclusão.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista morre ao bater contra carreta estacionada na BR-262

Carreta parada possivelmente por falha mecânica provocou acidente que resultou em morte de motociclista.

Preso em Três Lagoas homem com mais de 30 passagens pela polícia por furtos e roubos

Mandado de prisão foi cumprido pela Polícia Civil após diligências no bairro Guanabara, onde condenado cumprirá pena de mais de dois anos em regime fechado.

Tarifaço: imposto de 50% dos EUA ameaça exportações da Suzano

Além da celulose, exportações de mel também são afetadas, e o Ciesp alerta para prejuízos imediatos G1 A decisão de Donald Trump de impor tarifas de...