32.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 1 de janeiro, 2026

Ato heroico de sargento da Polícia Militar salva adolescente

25/02/2016 – Atualizado em 25/02/2016

Por: Ana Carolina Kozara com fotos de Rádio Caçula

O ato heroico do Segundo Sargento Jucipaulo Queiroz Fernandes salvou a vida de uma adolescente de 14 anos no ultima quinta-feira (18), quando em uma ação rápida o militar identificou que a menina estava sufocando e realizou manobras de primeiros socorros que desobstruiu as vias respiratórias da adolescente e salvou a vida da adolescente.

O caso aconteceu durante o encontro da Patrulha de educação no trânsito, um programa desenvolvido pela Polícia Rodoviária Militar de Três Lagoas em conjunto com a prefeitura municipal, que reúne 60 crianças e adolescentes com idade entre 09 e 17 anos.

Jucipaulo nos conta que é um dos coordenadores do projeto e que na manhã daquele dia (18) recebeu o subcomandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Três Lagoas que fez uma visita às salas de aula da instituição, procedimento este que normalmente é acompanhado pelo sargento que desta vez decidiu permanecer no pátio junto às crianças.

Naquele momento acontecia o horário de lanche e após terminarem de comer as crianças e adolescentes se reuniram ao redor de Jucipaulo para brincar e conversar, como fazem de costume, porem desta vez algo de diferente aconteceu, uma das alunas se aproximou do policial e se apoiou em seu braço e assim que o sargento deu a ordem para que os jovens entrassem em formação, a garota foi a única que não saiu do lugar.

Assim que o Jucipaulo olhou para a adolescente, percebeu que seus lábios começaram a ficar roxos e logo em seguida a menina perdeu os sentidos, abrindo levemente a boca e ao olhar mais atentamente o sargento notou que a jovem estava engasgada com um pedaço de maçã que estava bloqueando a passagem de ar e a sufocando.

O Policial utilizou as técnicas de primeiros socorros aprendidas durante os cursos realizados em sua carreira militar e conseguiu desobstruir as vias respiratórias da adolescente, que mesmo assim ela não voltou a respirar e chegou.

Enquanto os funcionários do Crase acionavam o apoio do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o sargento iniciou o procedimento de reanimação que fez com que a adolescente recobrasse a consciência.

Como as equipes de resgate do SAMU estavam empenhadas em outra ocorrência, o sargento utilizou o veículo da prefeitura para realizar o transporte para o hospital, onde a adolescente recebeu atendimento especializado.
O médico que atendeu a adolescente afirmou que caso o sargento não estivesse naquele local para realizar os primeiros socorros que salvaram a adolescente, ela não teria resistido e acabaria falecendo.

A equipe de reportagem da Rádio Caçula conversou com a mãe da adolescente, que se disse muito grata com a ação do sargento, que salvou a vida de sua filha.

Jucipaulo é filho de policial e atua na carreira militar ha 23 anos e durante entrevista concedida a esta emissora, disse emocionado que agradece a Deus por estar no local e no momento certo para ajudar a salvar a vida de uma criança.

O sargento finaliza sua entrevista dizendo que os policiais são instrumentos utilizados para ajudar as pessoas e que a população pode contar com a Polícia Militar.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Frota renovada fortalece o SUS e avança na regionalização da saúde em Mato Grosso do Sul

Com doações aos municípios, SES estruturou o transporte sanitário, impulsionou a vigilância e ampliou o acesso aos serviços de saúde em 2025

Telessaúde revoluciona atendimento e coloca MS entre os estados mais avançados do país

Rosângela Dobbro, da SES destaca avanços tecnológicos que ampliam o acesso e salvam vidas em regiões distantes

Entrega dos kits escolares e uniformes para 2026 já começou em todo o Estado

SED antecipa distribuição para garantir que estudantes iniciem o Ano Letivo de 2026 totalmente equipados