22.1 C
Três Lagoas
sábado, 14 de fevereiro, 2026

Sindicato Rural entra na Justiça para impedir ampliação da aldeia Buriti

Política – 28/03/2012 – 10:03

O Sindicato Rural de Sidrolândia entrou com pedido de liminar no STF (Supremo Tribunal Federal) para impedir a ampliação de Reserva Indígena Buriti em 15 mil hectares. O objetivo é que a Presidência da República se abstenha de editar e assinar decreto presidencial homologatório da Portaria 3.079/10, editada pelo Ministério da Justiça.

O sindicato sustenta que o decreto não pode ser editado, tendo em vista o entendimento de que não é possível a ampliação de reservas indígenas já demarcadas. A aldeia Buriti teve finalizada sua demarcação em 1991, quando houve o reconhecimento de que mais de 2 mil hectares de terras da região seriam de tradicional ocupação indígena.

A Funai ( Fundação Nacional do Índio) e a União Federal sustentam que a área atual é insuficiente para a população residente no local. De acordo com a ação, a entidade sindical ajuizou medida na primeira instância para obter a declaração judicial da impossibilidade de ampliação de reserva indígena já demarcada.

Com o indeferimento do pedido,o sindicato questionou a decisão no TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e obteve o deferimento de efeito suspensivo para que não fossem afixados os marcos demarcatórios até o julgamento definitivo do caso. Em maio do ano passado, os índios fecharam a BR-163 para cobrar agilidade na demarcação.

Fonte: Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Conselho Tutelar se pronuncia após denúncias envolvendo criança no Centro de Três Lagoas

Mirian Herrera afirmou que Conselho tem atuado no caso e relatou ameaças durante abordagens relacionadas ao fato, registrado na última quarta-feira

Motorista morre após carreta boiadeira tombar na BR 158 em Três Lagoas

Cabine foi esmagada com o impacto, onde carga de gado se espalhou pela pista e mobilizou PRF e Corpo de Bombeiros

‘Dom’ morre após confronto com a Força Tática no Novo Oeste

Guilherme Josué Pena Alves, de 19 anos chegou à ser socorrido, mas morreu ao dar entrada no Hospital Auxiliadora