Geral – 28/03/2012 – 07:03
Porto Murtinho está na lista dos municípios que mais desmataram a região do cerrado. Com isso, integra o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Bioma Cerrado – o PPCerrado.
Ao todo, sete estados foram inseridos na lista (Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Tocantins) que de agora em diante vai orientar as ações do governo para reduzir as taxas de desmatamento registradas.
De todos os estados, Mato Grosso do Sul é o único com somente uma cidade no plano. Entraram na lista os que desmataram área superior a 25 quilômetros quadrados entre 2009 e 2010 e possuam, em seu território, mais de 20% de cobertura vegetal nativa, unidades de conservação, terras indígenas ou quilombolas.
O Maranhão é o estado com o maior número de municípios na lista de prioridades. No período apurado, 20 unidades federadas desmataram área superior a 25 quilômetros quadrados.
Bahia e Tocantins vêm em seguida com oito e o Piauí, com seis, ocupa o terceiro lugar.
Os levantamentos, feitos com base em imagens de satélite, apontam que os 53 municípios representam apenas 4% do total de municípios do bioma, mas são responsáveis por 44,7% de toda a área desmatada no período.
De acordo com o diretor do Departamento de Políticas de Combate ao Desmatamento, Mauro Pires, isso significa que o corte do bioma é relativamente concentrado em poucas áreas.
O Plano
O plano é composto por medidas de incentivo às atividades econômicas sustentáveis, ordenamento territorial e controle que serão tomadas pelo Governo Federal.
Fonte: Midiamax


