36.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de setembro, 2025

Beto Araújo troca experiências sobre proteção animal com vereadora de São Carlos/SP

02/02/2016 – Atualizado em 02/02/2016

Troca de experiências

Por: Neto

O Vereador de Três Lagoas (MS) Beto Araújo (PSD) foi recebido pela Vereadora Laíde das Graças Simões (PMDB) em seu gabinete, na Câmara Municipal de São Carlos (SP), para trocar experiências e conhecer o trabalho desenvolvido pela parlamentar na defesa dos direitos dos animais.

Beto Araújo é presidente da ONG AMEMAIS.

Na cidade paulista, o vereador três-lagoense trocou experiências com a parlamentar e visitou as instalações do Departamento de Defesa e Controle Animal da Prefeitura e a ONG ASF (Arca de São Francisco/UIPA), conhecendo mais sobre o trabalho de Laíde. O departamento, de acordo com ele, foi instituído com a colaboração da vereadora e tornou-se referência nacional em bem-estar animal.

O trabalho de Beto Araújo, em Três Lagoas, tem sido buscar e oferecer informações para o Executivo local implantar uma política eficaz e que vise mudanças no atendimento à causa animal, com reflexos diretos na saúde e bem-estar humanos.

Beto relatou que enfrenta muitas dificuldades em seu trabalho, pois a cidade não possui a estrutura minimamente necessária para viabilizar políticas públicas para a defesa dos animais, informou a vereadora Laíde ao site Região em Destake. “Além disso, ele não faz parte da base de apoio à prefeita, Márcia Moura (PMDB). Enfim, Beto Araújo vive uma situação lastimável, ‘remando’ contra a corrente”, disse.

Apesar disso, o vereador informou que conta, no momento, com uma importante ferramenta de trabalho que é uma sentença emitida pela juíza de Direito Aline Beatriz de Oliveira Lacerda, da vara da Fazenda Pública (Poder Judiciário do Estado do Mato Grosso do Sul), que condena o município de Três Lagoas pela utilização de métodos cruéis no sacrifício de animais inviáveis.

Além de proibir a utilização desses métodos, a sentença apresenta mais 12 itens a serem cumpridos pelo Centro de Controle de Zoonoses três-lagoense. Entre eles estão: implantar serviço de atendimento médico-veterinário a pessoas carentes e promover, sob o acompanhamento das entidades de proteção animal, campanhas periódicas para informar a população a respeito da posse responsável de animais e da necessidade de vacinação.

A visita do vereador, informou Laíde, foi sugerida pelo deputado Estadual – SP, Roberto Tripoli (PV), que indicou São Carlos como modelo e referência na área de defesa dos direitos dos animais no Estado de São Paulo. A indicação levou em conta também o número de habitantes, para aproximar o exemplo a uma realidade praticável a ser seguida por Três Lagoas.

“Com certeza estaremos à disposição para colaborar com Três Lagoas em tudo que considerarem viável para a adequação da realidade em que vivem”, declarou a parlamentar paulista, inclusive com a proposta de trazer sua experiência e modelo de atuação nas políticas públicas de proteção aos animais para apresentar ao Executivo municipal. A visita deverá ocorrer em fevereiro.

Vereadora Laíde Graças, Beto Araújo e Gilson (Diretor do Departamento de Bem Estar Animal de São Carlos/SP)

Centro de Castração Gratuita da Prefeitura de São Carlos (castra-se 10 animais por dia)

Cocheiras para cavalos no abrigo da prefeitura (cavalos que foram presos nas vias públicas ou vítimas de maus tratos)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com 5,6%, desemprego atinge o menor índice em mais de uma década

Número de ocupados bate recorde, com 102,4 milhões de brasileiros no mercado de trabalho

PROCON divulga pesquisa de preços de produtos para pets

O levantamento aponta variações significativas nos valores de vacinas, rações e medicamentos para animais de estimação A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Programa...

Três Lagoas recebe 10º Torneio de Futebol no Campo Osmar Dutra no próximo domingo

Competição reúne 16 equipes, oferece premiação em dinheiro e costelão, e promete animar torcedores com futebol e pagode.