21.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 27 de outubro, 2025

Comissão no Senado aprova fim do 14º e 15º salários

Geral – 27/03/2012 – 15:03

Texto ainda precisa ser aprovado por outra comissão e pelo plenário

Os senadores da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) aprovaram, na manhã desta terça-feira (27) o projeto de Decreto Legislativo que acaba com os salários extras dos deputados e senadores, conhecidos como 14º e 15º salários. O projeto é da senadora e atual ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann

Aprovado na CAE, o projeto ainda precisa ser aprovado na Comissão da Mesa Diretora e pelo plenário do Senado antes de ter validade. As duas ajudas de custo são pagas anualmente aos parlamentares do Congresso Nacional, sempre no início e fim do ano.

Leia mais notícias no R7

Em oito anos de mandato, o custo para o Senado é de R$ 34,6 milhões, e, em quatro anos de mandato, o custo para a Câmara dos Deputados é de R$ 109,6 milhões. No caso de Senado, os salário extras ainda são isentos de Imposto de Renda.

O relator do projeto, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), defendeu a aprovação do projeto e lembrou que os salários extras se justificavam quando o Senado ainda era no Rio de Janeiro e os senadores precisavam de “ajuda de custo” para voltar aos Estados.

  • Hoje temos que fazer essa adequação. Não temos como explicar ao trabalhador essa ajuda de custo que é confundida com 14º e 15º salários.

A pressão para que os parlamentares acabem com o fim do salário extra é grande. Como fim do 14º e 15º no Congresso Nacional, outros Estados devem acabar extinguindo o benefício.

No Distrito Federal, a pressão fez com que os deputados distritais votassem pelo fim da ajuda de custo antes mesmo do Congresso aprová-la.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Frente fria traz instabilidade e continuidade de chuvas em Três Lagoas nesta segunda

Sistema de baixa pressão e ar quente favorecem clima com volume elevado e queda de temperatura

Dia do Servidor Público: Veja o que abre e o que fecha na prefeitura nesta segunda de feriado

Não haverá expediente nas secretarias municipais A Administração Municipal informa que o feriado do Dia do Servidor, comemorado em 28 de outubro, será migrado para...

Comissão aprova projeto que pretende tornar a internet mais segura e acessível para idosos

Proposta altera Estatuto da Pessoa Idosa e Lei do Governo Digital A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa aprovou o Projeto de Lei...