22.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 16 de fevereiro, 2026

Cristina Kirchner se recupera bem após cirurgia para retirada de tumor

Policial – 04/01/2012 – 18:01

A presidente argentina Cristina Kirchner se recupera bem após uma cirurgia de cerca de 3h30 para retirada de um tumor cancerígeno na tireoide, informou o porta-voz da Presidência, Alfredo Scoccimarro, nesta quarta-feira (4).

“A cirurgia da presidente Cristina Fernandez de Kirchner trancorreu sem nenhuma complicação”, disse no primeiro comunicado oficial, acrescentando que ela permanecerá hospitalizada pelas próximas 72 horas.

A imprensa argentina já havia divulgado anteriormente que a cirurgia da presidente havia sido bem sucedida. Cristina foi operada em Pilar, a 50 km ao norte de Buenos Aires.

Kirchner havia sido internada no hospital privado Austral, onde, desde a noite de terça, centenas de pessoas fizeram uma vigília em seu apoio.

Vários cartazes desejavam “força” para Cristina. Um forte esquema de segurança cercou o hospital.

Kirchner passou a terça-feira descansando em Buenos Aires, após ter passado o Ano Novo em El Calafate com seyus filhos Máximo, de 32 anos, e Florencia, de 24, e outros parentes.

O câncer foi publicamente anunciado em 27 de dezembrio.

“Foi detectada a existência de um carcinoma papilar no lobo direito da glândula da tireoide”, disse o porta-voz. Ele acrescentou que “se constatou a ausência de compromissos nos gânglios linfáticos e a inexistência de metástase”, o que significa que ele não se espalhou.

A presidente vai ficar licenciada 20 dias, até 24 de janeiro, período em que vai exercer a Presidência o vice Amado Boudou.

Cristina, 58 anos, vinha sofrendo de quadros de hipotensão, que a obrigavam a suspender, por breves períodos, as atividades oficiais. A última crise ocorreu no dia 11 de outubro passado, 12 dias antes das eleições presidenciais.

Em abril passado, Kirchner ficou 48 horas de repouso pelo mesmo problema, e precisou adiar uma visita oficial ao México.

Cristina foi reeleita em outubro com 54% dos votos para um segundo mandato.

Seu marido e antecessor, Néstor Kirchner, morreu no dia 27 de outubro de 2010, aos 60 anos, vítima de um ataque cardíaco.

O diagnóstico do tumor atraiu a solidariedade do país onde Eva Perón, esposa do ex-líder Juan Perón e conhecida como Evita, é reverenciada décadas após morrer de câncer, aos 33 anos. Assim como Evita, Cristina é amada pelos seus esforços para ajudar os pobres da Argentina.

Mas, apesar de ser muito popular entre os argentinos que se beneficiam de generosos benefícios sociais, a presidente ‘e criticada por muitos empresários que acreditam que suas intervenções na economia afastam investimentos.

Cristina é a quinta mandatária da América Latina a ser diagnosticada com câncer nos últimos anos.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PMA apreende cigarros contrabandeados durante operação em Três Lagoas

Carga ilícita foi encontrada escondida em caminhão durante patrulhamento na BR 158

SMS esclarece falta de Paracetamol + Codeína e explica ausência de matéria-prima para a produção

Segundo a Secretaria, a indústria farmacêutica responsável já atua para regularizar o fornecimento, entretanto, a normalização do abastecimento pode levar um tempo.

Veja o que abre e o que fecha na Prefeitura de Três Lagoas durante o ponto facultativo de Carnaval 2026

Desta forma, a Prefeitura de Três Lagoas informa quais são os setores que estarão fechados e quais funcionarão neste período carnavalesco.