24.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 4 de fevereiro, 2026

Luiz Carlos Alonso, ex-diretor do PROCON relata os motivos da sua saída

23/12/2015 – Atualizado em 23/12/2015

Luiz Carlos Alonso, ex-diretor do PROCON fala da sua saída

Três anos após seu pedido de demissão, o ex-diretor do Procon relata os verdadeiros motivos de sua saída.

Por: Neto/Redação

Romeu de Campos Júnior recebeu em seu Programa Linha Direta com a Notícia, na Rádio Caçula, o ex-Diretor do Procon (Programa de Defesa do Consumidor) de Três Lagoas (MS), Luiz Carlos Alonso, para falar sobre o seu tempo de atuação na função de diretor do Procon, no período de fevereiro de 2005 a junho de 2012 e os reais motivos do seu pedido de demissão.

Segundo Luiz Carlos, a Rádio Caçula foi a primeira emissora que lhe propiciou oportunidade para explicar para a população os reais motivos do seu pedido de demissão do órgão e, relatou a situação precária oferecida pela administração municipal quando o Procon iniciou suas atividades no município.

O o ex-diretor relata que o Procon de Três Lagoas foi a primeira cidade de Mato Grosso do Sul a estar ligada ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, integrado nacionalmente ao Ministério da Justiça e, aproveitou a ocasião para agradecer ao Romeu de Campos Junior pela doação do primeiro aparelho de fax utilizado no Procon, pois antes dessa doação, os funcionários do órgão precisavam se deslocar até o prédio da prefeitura para enviar ou receber informações e documentos via fax. “Nesta época, as reclamações eram anotadas com caneta e com cópia em papel carbono” disse ele.

Luiz Carlos relata que na sua gestão, foi criado o CONDECOM (Conselho Municipal dos Direitos do Consumidor), para gerir o dinheiro proveniente da arrecadação do Procon e um dos motivos de sua saída foi exatamente o dinheiro desse fundo, pois os recursos oriundos deveriam ser utilizados somente na modernização do departamento e na capacitação dos servidores para garantir a qualidade de atendimento que a população necessita, mas no entanto, o dinheiro era controlado pelo Secretário de Finanças da época (Walmir Arantes) com a anuência da Prefeita Márcia Moura, através de uma conta bancária que não era do fundo do Procon

O ex-diretor disse que, um dos pontos mais agudos no seu relacionamento com o Secretário Walmir Arantes e a Prefeita Márcia Moura foi quando questionou junto a administração municipal o motivo do Procon não ter um carro próprio, e após a sua insistência foi enviado um Fiat Palio, do modelo básico e comprado por um preço que não concorda até hoje de R$ 33.000,00 (trinta e três mil reais).

Alonso ressaltou que nesse tempo o Procon não tinha uma conta própria para receber os recursos e convênios e o dinheiro arrecadado ia direto para uma conta da administração municipal, que autorizou a compra deste veículo. “O Procon não tinha controle do dinheiro arrecadado e um dos motivos de meu pedido de demissão foi a compra desse carro, que hoje ainda é mais caro que o preço de um do mesmo modelo zero km” afirma ele.

DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre)

Alonso ressalta que, Três Lagoas foi pioneira em oferecer o serviço da Central de Atendimento ao seguro obrigatório DPVAT, totalmente gratuito, pois esse serviço era fornecido por uma verdadeira máfia de agenciadores que exigiam das pessoas, comissão de 50% do valor arrecadado.

Luiz Carlos relembra que na sua gestão, o Procon foi um dos serviços públicos municipais, com a melhor aprovação da população.

Ao finalizar foi enfático em afirmar “estou à disposição da justiça para esclarecer e depor sobre tudo o que disse sobre a forma do uso do valor arrecadado pelo PROCON durante o meu período”




Ex-diretor do PROCON Luiz Carlos Alonso

Prefeita Municipal Márcia Moua


https://youtube.com/watch?v=51Ux_-4Z6x4

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cursos culturais da SETURC retomam aulas na próxima segunda-feira em Três Lagoas

Atividades começam no dia 9 de fevereiro e contemplam diversas modalidades artísticas oferecidas gratuitamente à comunidade A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria...

Saúde apresenta Relatório do 3º Quadrimestre de 2025 em audiência pública

Encontro acontece no dia 20 de fevereiro, no plenário da Câmara Municipal, e é aberto à população

Mais de 5 toneladas de fios irregulares já foram retiradas de postes em Três Lagoas, diz Neoenergia Elektro

Analista institucional da empresa detalhou as ações de reordenamento, que foram realizadas em parceria com empresas de telecomunicação do município