32 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de dezembro, 2025

Navio iraniano com açúcar brasileiro é sequestrado no Índico

Geral – 26/03/2012 – 16:03

DUBAI, 26 Mar (Reuters) – Um navio iraniano carregado com açúcar brasileiro foi sequestrado a leste do Oceano Índico no início desta segunda-feira, com 23 tripulantes a bordo, segundo observadores de transporte marítimo.

O navio levava mais de 63 mil toneladas da carga quando deixou o Brasil, maior exportador mundial de açúcar, de acordo com dados do setor.

O Eglantine, que segundo dados de transporte da Reuters carregou no Rio de Janeiro no final de fevereiro, foi sequestrado fora da costa sudoeste da Índia, por supostos piratas somalis, disse a missão da OTAN contra pirataria.

Gangues piratas armadas estão ganhando milhões de dólares em resgates e são capazes de ficar no mar por longos períodos, utilizando navios mercantes capturados como naves-mãe. A crise de segurança do transporte custa bilhões de dólares ao comércio mundial por ano.

Ataques tão longes da Somália como o sequestro desta segunda-feira são raros. Embora a Otan, a UE e as forças navais iranianas estejam tentando proteger a marinha mercante, o Oceano Índico é muito grande para que eles efetivamente patrulhem tudo.

Os EUA identificaram o navio como sendo operado por empresas de transporte do governo iraniano, na lista negra de Washington.

O Irã deve importar 1,6 milhão de toneladas de açúcar em 2011/12, de acordo com a Organização Internacional de Açúcar (OIA).

No entanto, as sanções ocidentais têm tornado difícil para o Irã pagar por alimentos básicos através do sistema bancário global, ainda que os gêneros alimentícios não sejam alvo das sanções.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Transformação tecnológica consolida novo modelo de assistência e gestão do SUS em Mato Grosso do Sul

Inauguração de centro de inteligência estratégica e expansão da telessaúde garantem maior equidade no acesso a especialistas e modernizam a administração pública estadual O ano...

Detran-MS dobra o número de veículos recuperados em rodovias estaduais durante o ano de 2025

Balanço da fiscalização viária aponta salto na recuperação de automóveis e revela dados preocupantes sobre condutores sem habilitação e uso de celular ao volante. Um...

Mato Grosso do Sul registra alta procura por nova CNH com regras que reduzem custos em até 80%

Resolução do Contran agiliza processos para primeira habilitação e garante isenção de taxas na renovação automática para condutores sem infrações Desde o lançamento da Resolução...