10/12/2015 – Atualizado em 10/12/2015
A decisão tomada pelo DETRAN foi feita através de um pedido da Rádio Caçula devido a cidade não ter recebido nenhum tipo de campanha antes do funcionamento dos equipamentos
Por: MC/Redação com fotos de Rádio Caçula
Muitos três-lagoenses tiveram uma surpresa desagradável nos últimos dias ao receberem em suas casas notificações de trânsito que foram efetuadas pelas diversas lombadas eletrônicas que foram instaladas em Três Lagoas nos últimos meses.
Conforme as declarações na última semana de Milton Silveira, Secretário Municipal de Trânsito e Sistemas Viários (DEPTRAN), as lombadas eletrônicas da cidade ainda estavam desligadas e não estavam funcionando.
O secretário faltou com a verdade, pois multas já estavam sendo aplicadas pelos radares do município.
MULTA NA CASA DO TRÊS-LAGOENSE
Diante as inúmeras reclamações dos munícipes que informaram o contrário da fala do secretário, devido às inúmeras multas que foram emitidas pelo equipamento – a reportagem pediu nesta quarta-feira (09) para a assessoria de imprensa do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-MS), alguns esclarecimentos sobre o caso.
VALIDADE NA MULTAS
Por sua vez, o DETRAN ressaltou que o departamento municipal de Três Lagoas já havia feito uma campanha educativa em Três Lagoas e por isso, as lombadas eletrônicas já estavam em pleno funcionamento e inclusive, já estariam sendo aplicadas as notificações por este tipo de equipamento fixo.
CANCELAMENTO DAS NOTIFICAÇÕES
A direção da emissora contestou a versão do DETRAN e afirmou com provas e outros documentos, que nenhum tipo de campanha educativa havia sido executada na cidade pelo atual departamento de trânsito municipal.
A Rádio Caçula também colocou a disposição do DETRAN a gravação feita no dia da entrevista de Silveira que falava que as lombadas ainda não estavam funcionando.
Após confirmar a informação fornecida pela Rádio Caçula, o DETRAN voltou atrás e resolveu cancelar todas as notificações que já haviam sido emitidas pelos radares.
NOTA OFICIAL DO DETRAN
Em nota, o DETRAN informou que os autos de infrações (multas) aplicados nas lombadas eletrônicas de responsabilidade do órgão até o dia 20 de dezembro de 2015, passam a ser de caráter educativo.
O departamento estadual ainda ressaltou que todo o auto de infração que o cidadão três-lagoense ou de outras cidades receberam em suas casas até a data acima não terá validade e precisa ser cancelada junto ao DEPTRAN de Três Lagoas.
O DETRAN ainda ressaltou que nas próximas semanas serão realizadas campanhas educativas, por parte da Agência Municipal de Trânsito de Três Lagoas e da empresa responsável pela instalação dos equipamentos.
TRABALHO DA IMPRENSA
Para o jornalista Romeu de Campos Júnior, chefe geral da Rádio Caçula, o trabalho da imprensa foi primordial para que mais uma vez, o pleno direito do cidadão possa ser cumprido.





