28.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 11 de fevereiro, 2026

População não terá a volta do PAB (Postão)

24/11/2015 – Atualizado em 24/11/2015

Prefeita Márcia há alguns anos ao fechar o PAB disse que seria para reforma. Em momento algum comunicou a população da sua mudança de pensamento.

Por: Redação

No dia 15/01/2014 a população de Três Lagoas (MS) foi surpreendida com o comunicado da administração municipal, que o prédio onde funcionava o PAB (Pronto Atendimento Comunitário), conhecido popularmente por “Postão”, atenderia somente por mais oito dias, sendo que, a partir do dia 23 de janeiro, seria fechado para reforma, e que a partir do dia 24 de janeiro os pacientes deveriam procurar a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Rua Irmãos Spinelli, nº 1855, Bairro Parque São Carlos.

Na época, a principal reclamação baseava-se no descaso da Prefeita Márcia Moura, que não se preocupou com a mobilidade urbana das pessoas que precisam dos serviços da saúde pública, visto que o PAB estava localizado em uma área de fácil acesso para todos os bairros da cidade.

No dia 16/08/2013, o então secretário Walmir Arantes, homem forte da administração municipal, disse em nome da Prefeita que a intenção inicial seria fechar o “Postão” para reforma e remanejar os funcionários para reforçar o atendimento no prédio da UPA, ressaltando que muito provavelmente mesmo com a reforma, não haveria a necessidade do fechamento do PAB. “Não vamos fechar o Pronto Atendimento, a prefeita quer manter os dois serviços funcionando”, disse Walmir Arantes. Nesta realidade, a administração municipal disse que entregaria o PAB reformado em 100 dias.

No dia 15/01/2014, a Secretária Municipal de Saúde Eliane Brilhante, mudou o discurso dizendo a reforma do PAB seria iniciada, mas não havia previsão do término da obra. Segundo ela, tudo iria depender dos responsáveis pelos serviços, mas que a ordem da prefeita Márcia Moura é que seria rápida, “Tem que ficar pronta o mais rápido possível, pode demorar 90 dias, 100 dias, vai depender dos responsáveis, e isso fica a cargo de outra secretaria”, afirmou Eliane Brilhante.

Recentemente, no dia 20/11/2015, depois de várias promessas por parte do Executivo, a população de Três Lagoas teve outra surpresa desagradável, com o comunicado de Aviso de Licitação para contratação de empresa para execução de obras de reforma do prédio do posto de atendimento 24h (Postão), para abrigar futuramente as equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

A população além de não contar com os serviços do PAB no antigo endereço, não entende porque a ampliação do prédio do SAMU – que já está quase no seu final – não será aproveitada, ou para que fim se propõe já que tudo está se mudando. Não se entende porque está sendo realizada já está quase no seu final.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Servidores da Câmara de Três Lagoas participam de formação sobre competências do futuro

Palestra promovida pela Escola do Legislativo, em parceria com o Sebrae, destacou postura profissional e excelência no serviço público

Mais de 16 mil alunos retornam às aulas na Rede Municipal de Três Lagoas

Ano letivo de 2026 começa com funcionamento normal das unidades e reforço na participação das famílias A Rede Municipal de Ensino (REME) de Três Lagoas...

Programa de Compliance fortalece gestão e controle interno na Secretaria de Saúde de MS

Iniciativa implantada em 2024 incorpora mapeamento contínuo de riscos e normas de integridade à rotina administrativa da SES Prestes a completar dois anos de implantação,...