34.6 C
Três Lagoas
domingo, 5 de maio, 2024

Governo eleva para 10,6% taxa de retorno de concessões ferroviárias

23/11/2015 – Atualizado em 23/11/2015

Trecho de Três Lagoas está incluido.

Por: Reuters

O Ministério da Fazenda informou nesta segunda-feira que decidiu elevar a taxa interna de retorno (TIR) de referência para os investidores interessados nos próximos leilões de concessões de ferrovias do país, de 8,5 por cento para 10,6 por cento.

A “atualização tem objetivo de tornar os ativos ferroviários no Brasil competitivos com relação a alternativas semelhantes de investimento”, afirmou o ministério em comunicado à imprensa.

As concessões de ferrovias estão situadas em importantes áreas agrícolas brasileiras, o que poderá elevar a competitividade do agronegócio e de outros produtos do país no futuro.

A medida ocorre depois de o governo federal já ter elevado a taxa de retorno das novas concessões de aeroportos, portos e rodovias, em julho, também em esforço para tornar o programa de concessões mais atraente ao investidor.

A Fazenda apontou que o valor de referência não equivale à taxa efetiva de retorno dos próximos leilões, que depende de características de cada concessão.

Entre os trechos ferroviários a serem concedidos na segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL) envolvem a que passa por Três Lagoas (MS), com investimento de 4,9 bilhões de reais.

Procurado, o Ministério dos Transportes não soube estimar quando os leilões vão ocorrer ou estimativa de arrecadação, mas afirmou que os estudos sobre as concessões “estão prontos”.

(Por Priscila Jordão, com reportagem adicional de Marcela Ayres, em Brasília)

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Em Mato Grosso do Sul, indígenas são presos sem acesso a intérprete

Relatório da Defensoria Pública do estado aponta racismo estrutural.

Governo de MS envia aeronave para apoiar resgate e salvamento das vítimas das enchentes no RS

Governo do Rio Grande do Sul declarou situação de calamidade pública no estado, afetado pelos "eventos climáticos de chuvas intensas" ocorridos a partir de 24 de abril de 2024.

Indústria volta a gerar empregos em Três Lagoas e registra aumento de 194,4% nas contratações

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), também foram 8113 contratações e 7414 demissões foram computadas no município, resultando em um saldo de 699 novas vagas de emprego. Um desempenho muito acima da média registrada em MS, que registrou queda de -1,4% na geração de empregos no 1° trimestre do ano.