31.3 C
Três Lagoas
sábado, 8 de novembro, 2025

Representantes da Elektro falam sobre as reclamações da população de Três Lagoas

20/11/2015 – Atualizado em 20/11/2015

Por: Ana Carolina Kozara com fotos de Rádio Caçula

A apresentadora Toninha Campos recebeu nos estúdios da Rádio Caçula os representantes da Elektro Fábio Costa e Wilson Borges que durante entrevista falaram a respeito do momento conturbado na distribuição energética devido a interferência climática que vem atingindo Três Lagoas nas ultimas semanas e acarretando na oscilação energética em todos os bairros do município.

No dia 8 de novembro, data em que um temporal atingiu a cidade, houve a descarga de 10400 raios em um curto intervalo de tempo, um valor considerado o triplo da média para a região, o que interrompeu o abastecimento de energia na cidade.

A situação daquele dia já foi regularizada pela equipe técnica da companhia, porem a região continua sendo atingida por descargas elétricas que prejudicam a operação do sistema.

De acordo com Fábio o caso de desabastecimento de energia ocorrido ontem (19) foi de devido a uma descarga atmosférica que rompeu um dos condutores de determinado setores o que culminou na interrupção momentânea de energia em alguns bairros.

Estas breves interrupções (Oscilações de energia) acontecem no momento em que o abastecimento de determinada rede cai e o sistema realiza a manobra para outra linha energética para que os técnicos realizem os reparos na área que foi danificada.

Durante o programa o especialista em energia elétrica, Luiz Alberto, teve a oportunidade de questionar os representantes da Elektro a respeito do tempo para realizar os reparos quando acontecem sinistros.

Luiz disse que há um tempo, Três lagoas contava com um efetivo de 16 eletricistas locais e mais seis profissionais divididos em Brasilândia e Santa Rita do Rio Pardo, totalizando 22 colaboradores que passaram por situações climáticas semelhantes e conseguiram restabelecer o sistema com mais agilidade.

De acordo com Fábio, o dia do temporal foi um fenômeno considerado atípico que expôs a companhia a um momento de crise e para ser contornado e restabelecer a distribuição de energia para a cidade, houve uma mobilização de equipes que foram trazidas de cidades da região e outras que foram remanejadas dos municípios de Dracena, Votuporanga e Santa Fé do Sul que formaram no primeiro dia 23 frentes de trabalho composta por cerca de 100 pessoas diretamente envolvidas e no segundo permaneceram 40 pessoas de outras cidades.

A composição que a empresa tem hoje permite realizar este tipo de remanejamento para suprir as necessidades de pontos que precisem de intervenção imediata, como foi o caso de Três Lagoas na segunda semana de novembro.

De acordo com Wilson, no passado quando desligava um bloco de carga, uma quantidade muito grande de clientes ficavam desabastecidos, hoje em dia graças a modernidade da tecnologia instalada na cidade o próprio sistema detecta o momento que ocorre a queda de energia e já realiza automaticamente a ligação a outra rede para suprir o abastecimento os pontos prejudicados.

Este sistema só existe em Três Lagoas e no Guarujá (Litoral Paulista) e tem comunicação direta com a central da Elektro em Campinas.

Toninha Campos questionou os entrevistados sobre a demora em restabelecer a energia na data do temporal e Fabio respondeu que naquele dia atípico, as ocorrências foram muito mais do que centrais, e tanto na área urbana quanto na rural ocorreu a queda de arvores sobre a fiação e o rompimento de cabos da rede em diversos pontos da cidade que exigiram a ação de técnicos no local, não sendo possível restabelecer a conexão a partir da central, dando a impressão de uma demora no atendimento.

Casos semelhantes acontecerem em Santa Rita e Brasilândia e de acordo com o representante da Elektro, Três Lagoas foi o local onde a conexão foi restabelecida mais rapidamente.

Atendimento

As reclamações da população em relação ao péssimo atendimento ao usuário foi repassado aos representantes da Elektro que se comprometeram a verificar a atuação da equipe do escritório local e ainda disponibilizou outras formas para que os consumidores entrem em contato para suporte.SMSBasta o usuário enviar uma mensagem de texto para o número 26655 com a palavra LUZ + o código de consumidor que será prontamente atendido por uma pessoa da empresa.E-mailAlem disso tem o e-mail que é [email protected] este e-mail não terá resposta automática, será analisado por uma pessoa que irá responder e lhe dar todas as informações.
Chat OnlineNo site da Elektro (www.elektro.com.br) o consumidor encontra o Chat online, onde é possível fazer a tratativa com um profissional da empresa, que dará todo o suporte necessário para a resolução do problema.

Iluminação Pública

Um ponto que esta constantemente em pauta na cidade é a péssima qualidade da iluminação pública de Três Lagoas que todas as vezes que o povo busca por uma solução junto aos órgãos competentes acaba caindo em um jogo de empurra-empurra e no final acaba sem e resposta e muito menos sem solução.

O representante da companhia disse que a contribuição de Iluminação Pública (CIP) é um tributo municipal que casa cidade do país foi autorizada a instituir por meio de leis locais para ratear os custos de iluminação pública e uma determinação federal permitiu que a prefeitura realizasse um convenio com a companhia de energia local para recolher a contribuição que posteriormente é repassada para o município.

A ANEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) estabeleceu no inicio de 2015 que a administração publica deveria assumir a responsabilidade de realizar a manutenção da iluminação das vias da cidade, porem por motivos que a Elektro desconhece a prefeitura de Três Lagoas não conseguiu suprir a demanda local e entraram na justiça contra a determinação da ANEL e conseguiram uma liminar que repassa a responsabilidade de prestar este serviço para a companhia de energia.

A Elektro assumiu a responsabilidade de prestar a manutenção da iluminação publica no mês de Julho deste ano, porem a herança deixada para trás é muito grave e até o momento a Elektro não conseguiu sanar todas as pendências para restabelecer a iluminação em todos os pontos.

Fábio disse que é importante destacar que houve um período relativamente grande em que a rede ficou sem receber manutenção em que a Elektro não podia atuar e a prefeitura aguardava a decisão judicial para realizar o repasse do serviço o que gerou uma grande demanda que o efetivo da companhia trabalha para suprir.

Luiz Alberto, especialista em energia elétrica

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PM realiza operação no Guanabara, apreende drogas e recupera moto furtada

Ação da Polícia Militar abordou 20 pessoas em bar; jovem confessou furto de motocicleta e entorpecentes foram encontrados em veículo. A Polícia Militar de Três...

Contra o mosquito, todos do mesmo lado: Mato Grosso do Sul realiza ‘Dia D’ de Combate à Dengue

Mobilização no Bioparque do Pantanal reúne escolas e visitantes para reforçar a importância da prevenção e do cuidado com o ambiente. O mês de...

Compromisso com as pessoas: Governo de MS acelera obras e amplia investimentos na saúde

Em entrevista à radio Massa FM, secretário fala sobre os avanços da gestão estadual na área da Saúde  Com foco na melhoria da assistência e...