31.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 10 de novembro, 2025

Governo adia leilão de hidrelétricas alvos de disputa entre MS e SP

27/10/2015 – Atualizado em 27/10/2015

Governo adia leilão de hidrelétricas alvos de disputa entre MS e SP.

Estados ‘brigam’ para garantir arrecadação dos impostos gerados pelas hidrelétricas.

Por: Correio do Estado

O Ministério de Minas e Energia informou nesta terça-feira (27) que irá adiar o leilão de 29 usinas hidrelétricas com concessões vencidas, entre elas a de Jupiá e Ilha Solteira, alvos de disputa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo pelo benefício dos impostos cobrados em decorrência dos domicílios fiscais.

Os motivos do adiamento não foram informados pelo Governo Federal, que assegurou que o prazo de assinatura dos contratos de concessão continua programado para acontecer em dezembro de 2015.

ENTENDA

Em agosto, o Ministério de Minas e Energia publicou uma portaria no Diário Oficial reconhecendo que os dois empreendimentos estão no Estado de Mato Grosso do Sul, porém, os municípios paulistas de Castilho e Ilha Solteira questionaram a publicação. Três dias depois, o ministério publicou no Diário Oficial da União uma nova portaria, colocando a sede da Usina de Ilha Solteira no Rio Paraná.

Em setembro, as prefeituras de Três Lagoas e Selvíria protocolaram junto ao diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica) Aneel, Romeu Donizete Rufino, um ofício solicitando o cumprimento da decisão com trânsito em julgado pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) em que o domicílio das usinas são do Estado. “Estamos com cópias de diversos processos judiciais que atribuem a localização dos empreendimentos no Estado, ou seja; Três Lagoas e Selvíria, desta forma assegurando os repasses de ICMS, essa situação já foi decidida e precisa ser cumprida”, disse.

Diante do impasse, no edital de leilão das usinas, os empreendimentos aparecem divididos entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, demonstrando que ainda não há definição sobre qual estado será beneficiado com acréscimo na receita em decorrência dos impostos cobrados dos estabelecimentos.

PEDIDO IMPETRADO

Para o assessor jurídico da prefeitura de Três Lagoas, Clayton Mendes de Moraes, o edital reconhece que a casa de máquinas está em Três Lagoas, mas não deixa claro sobre a quem pertence a usina. “Queremos saber os motivos pela qual não saiu no edital que o domicílio fiscal da pertence à Três Lagoas. Há uma decisão judicial e não estão respeitando isso”. Clayton diz ainda que caso a Aneel não responda aos seus questionamentos ou não lhe dê respostas que sejam favoráveis, ele irá pedir a impugnação do edital.

Usina de Jupiá

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas realiza primeira etapa do Circuito de Corrida de Rua “Cidade das Águas” no Jupiá

Evento marcou início de série esportiva que valoriza paisagens naturais e incentiva hábitos saudáveis A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de...

Adriana Silva lança livro sobre violência doméstica e superação

“Uma Flor Silenciada no Jardim” foi lançada na sexta-feira (7); obra fal sobre as marcas emocionais da violência contra a mulher A psicanalista e escritora...

Prazo para contestar descontos indevidos no INSS encerra em 14 de novembro

Beneficiários ainda poderão aderir ao acordo de ressarcimento após a data Prazo para contestar descontos indevidos no INSS encerra em 14 de novembroBeneficiários ainda poderão...