11.3 C
Três Lagoas
sábado, 19 de julho, 2025

Obra de R$ 1.558.316,99 está abandonada na orla da Lagoa Maior em Três Lagoas

26/10/2015 – Atualizado em 26/10/2015

Por: MC/Redação com fotos de Rádio Caçula

Uma obra milionária lançada pela Prefeitura Municipal em Junho deste ano em Três Lagoas que deveria recuperar toda a malha asfáltica e parte das guias de calçada da Lagoa Maior está totalmente “parada”.

O prazo para o término dos serviços também está com o prazo expirado desde o último dia 05 de Outubro deste ano e mesmo assim, as autoridades competentes não cobraram pelo término dos trabalhos orçado em 1.558.316,99.

A OBRA E PRAZO

Conforme dados oficiais da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, a obra foi lançada pela prefeita Márcia Moura (PMDB) no dia 05 de Junho de 2015 e teria que recuperar toda a extensão da Avenida Aldair Rosa de Oliveira.

Os serviços que teriam que ser executados – conforme a licitação – tem um total de 31 mil metros quadrados, sendo 28 mil metros de recapeamento, 3 mil metros de lama asfáltica e 500 metros de meio fio de concreto moldado. O prazo para o términos dos serviços para a empresa vencedora (Construtora Jupiá) seria de 4 meses.

O ABANDONO

Devido o abandono da obra executada com recursos públicos municipais, a reportagem da Rádio Caçula observou que os serviços ainda não foram finalizados.

Uma extensão de aproximadamente 300 metros que compreende um espaço entre as Ruas Bahia e Taurino Ramires Coke, no bairro Bela Vista, ainda não recebeu a pavimentação adequada e está cheia de “crateras”, dificultando o tráfego de veículos na localidade.

Britas que seriam utilizadas na avenida também foram deixadas na calçada de um lote na mesma região.

MEIO FIO

Conforme a ordem de serviço, referente aos 500 metros de guias de calçada que seriam colocados em pontos críticos ao longo da avenida, a reportagem notou que – em alguns trechos – o meio fio ainda continua quebrado e que em nenhum ponto da orla, existe a implantação do novo material.

Para piorar a situação, “bocas de lobo” também estão abertas em vários pontos da avenida, podendo ocasionar graves acidentes com pessoas que fazem diariamente suas caminhadas no espaço.

A EMPRESA

Conforme informações da Secretária de Obras da Prefeitura Municipal, os serviços foram interrompidos em virtude do lençol freático da área deste trecho estar danificado. A prefeitura alegou que apenas uma obra de drenagem poderia evitar tal transtorno que já existe no local há anos.

Para sanar o problema orçado em R$ 350 mil, a prefeitura iria fazer no mês de setembro um processo licitatório para contratar uma nova empresa para executar os serviços no local, mas até o momento, nenhuma licitação foi aberta.

REVOLTA DOS MORADORES

Para os moradores da localidade, as declarações da prefeitura não foram convincentes, pois ao ser feito a licitação para que fosse feita toda a recuperação da malha asfáltica da Lagoa Maior, este tipo de situação – problemas no lençol freático – teria que englobar no preço cobrado pela Construtora Jupiá, que simplesmente, repassou o problema para a Prefeitura Municipal.

Para um morador da região, o dinheiro aplicado na obra foi jogado fora.

“A prefeitura tinha que exigir que a empreiteira se responsabilizasse para sanar o problema no trecho ainda não pavimentado. Agora querem jogar o problema para outra empresa e esta obra fica assim, totalmente parada. Deixo uma pergunta a todos os internautas. Mesmo com a não concretização dos serviços, a Construtora Jupiá será que já recebeu pelos serviços que ainda não foram terminados”, desabafou.

Enquanto as obras não são reiniciadas, os três-lagoenses continuam sofrendo com o abandono no local.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Atingidos por golpe do INSS buscam ressarcimento em agências dos Correios

Descontos indevidos atingiram beneficiários em todo o País; Correios fazem atendimento gratuito e sem necessidade de ação judicial Cerca de 30 mil sul-mato-grossenses, entre aposentados...

Fiocruz alerta: casos graves de infecção respiratória ainda preocupam, apesar de queda

Boletim InfoGripe mostra que crianças pequenas são as mais afetadas e influenza A é principal causa de mortes entre idosos O número de casos de...

Saúde oferece capacitação em feridas para profissionais da Atenção Básica

Nos dias 16 e 17 de julho, A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o...