15/10/2015 – Atualizado em 15/10/2015
Por: Ana Carolina Kozara com fotos de Rádio Caçula
Anualmente em 15 de Outubro se comemora o dia dos professores, uma data em homenagem ao profissional que atua para a construção de uma sociedade correta, contribuindo na formação intelectual e ética de crianças, adolescentes e adultos de nosso país.
A data entrou no calendário oficial brasileiro no ano de 1963 quando o então presidente João Goulart e o ministro da educação Paulo de Tarso decidiram oficializar uma comemoração que já acontecia nas escolas do país.
Na época do Brasil Imperial, Don Pedro I estipulou uma lei em 15 de outubro de 1827 determinando que toda vila, cidade e lugares mais populosos do país fossem criadas as primeiras escolas primárias, que ficariam conhecidas como primeiras letras.
Cento e vinte anos depois do decreto, o educador paulista Salomão Becker teve a idéia de transformar a data em um feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro, fazendo referencia ao decreto de Dom Pedro I.
De acordo com a história, o professor teria sugerido este feriado, pois o período letivo do 2º semestre era muito longo e os educadores e alunos ficavam muito cansados. A data funcionaria então como uma pausa para descanso, alem de ser um marco para analisar o rumo do restante do ano letivo.
A sugestão foi aceita e a comemoração passou a ter a presença maciça de professores e alunos que levavam para à escola doces para uma pequena confraternização, logo a comemoração começou a ganhar força e ser festejada em todas as escolas do Brasil até ser oficializada no calendário nacional.
A frase “Ser professor é profissão. Educador é missão” foi proferida pelo educador Becker e é repetida por profissionais da educação até os dias de hoje.
Há muita história ligada a esta data que festeja a atuação dos educadores do nosso país, e dentre todas elas a verdade é uma só, o dia celebra a atuação deste profissional que leva conhecimento às pessoas e contribui para a formação de uma sociedade melhor.
A Rádio Caçula homenageia estes profissionais que dedicam suas vidas para a formação de pessoas integras e que está presente na vida de toda a sociedade, afinal o professor é o único profissional que forma todos os profissionais.
