26.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de dezembro, 2025

Justiça condena prefeitura a restaurar prédio histórico em Três Lagoas

09/10/2015 – Atualizado em 09/10/2015

‘Consulado Português’ foi tombado pelo patrimônio histórico em 2003.

Imóvel pertenceu à família de fundadores da cidade.

Por: G1

A Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos de Três Lagoas, cidade no leste de Mato Grosso do Sul, condenou a prefeitura da cidade a restaurar o prédio histórico “Consulado Português”. A edificação foi tombada como patrimônio histórico em dezembro de 2003.

Ao G1, a prefeitura de Três Lagoas informou, por meio da assessoria de comunicação, que ainda não tomou conhecimento da ação.

A ação civil pública foi proposta pelo Ministério Público do Estado (MP-MS). O imóvel é particular, e segundo a promotoria, a prefeitura não apresentou ou realizou qualquer obra de restauração. Os proprietários do prédio não se manifestaram, mesmo após notificação.

Pertencente à família de fundadores da cidade, o “Consulado Português” foi a morada de Theotônio Mendes, vice-cônsul de Portugal na década de 1920. Construído em 1928, o prédio abrigou também a sede do consulado de Portugal em Três Lagoas.

Na decisão, a juíza Aline Beatriz de Oliveira Lacerda deu prazo de três meses para que a prefeitura para restaure o prédio, devolvendo-o ao seu estado original, e de preferência, utilizando materiais originais. A multa em caso de descumprimento é de R$ 5 mil ao dia.

A magistrada argumentou ainda que mesmo que o prédio seja propriedade privada, é competência do Poder Público a proteção do patrimônio cultural brasileiro, sendo que o município deve promover medidas para garantir sua manutenção.

Prédio do

Fachada do

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto garante prioridade a mães solo em vagas não preenchidas do Sine

Projeto busca ampliar a inserção de mulheres chefes de família no mercado de trabalho formal A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara...

Rodovias de MS têm mais de 14,5 mil motoristas flagrados sem CNH em 2025

Alto número de condutores irregulares reforça debate sobre mudanças nas regras para obtenção da carteira de habilitação As rodovias de Mato Grosso do Sul registraram,...

Rede oncológica de MS concentra 99% dos atendimentos em unidades especializadas do SUS

Estrutura regionalizada coordenada pela SES fortalece o acesso ao diagnóstico e ao tratamento do câncer em Mato Grosso do Sul A rede de assistência oncológica...