20.2 C
Três Lagoas
sábado, 12 de julho, 2025

Eduardo Rocha homenageia nipo-brasileiros que contribuíram para o desenvolvimento de MS

02/10/2015 – Atualizado em 02/10/2015

Por: Assessoria de Imprensa

O Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão foi assinado em Paris no dia 5 de novembro de 1895. A vinda dos imigrantes foi resultado de uma combinação de dificuldades e interesses de ambos os países. O primeiro navio vindo do Japão, Kasato Maru, chegou ao Brasil em 18 de junho de 1908, com 781 passageiros. Com o propósito de reconhecer a importância de várias gerações, a Assembleia Legislativa realizou nesta quarta-feira (30/9), sessão solene em homenagem aos nipo-brasileiros que contribuíram para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

De proposição dos deputados Renato Câmara (PMDB) e George Takimoto (PDT), a solenidade marcou a entrega da Medalha e do Diploma de Honra ao Mérito Legislativo 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão. “Essas homenagens são uma forma do Poder Legislativo reconhecer a importância da comunidade nipo-brasileira e o valor histórico deste Tratado, que possibilitou o estreitamento das relações comerciais e a vinda dos japoneses ao Brasil”, ressaltou Renato.

Em nome dos homenageados, Kosuke Ono destacou a relevância da solenidade. “Recebemos a honrosa Comenda como homenagem à confiança construída com sangue e lágrimas pelos nossos antepassados. Atualmente, o Brasil está enfrentando problemas econômicos, mas aproveitando essa solenidade, reiteramos o desejo de que ambos os países caminhem para um maior intercâmbio, rumo a prosperidade”.

O Eduardo Rocha, que homenageou os empresários Roberto Imada e Paulo Keiji Matsumoto, destacou que a homenagem é uma singela forma de reconhecer toda a contribuição dos nipo-brasileiros para a cultura, culinária e economia do nosso país.

O evento teve a participação do Coral da Assembleia Legislativa e do Grupo Kaizen Wadaiko.

Roberto Imada

Engenheiro agrônomo por formação acadêmica, Roberto Imada é um dos empresários de sucesso no município de Três Lagoas e agora também conquista o mercado gastronômico em Campo Grande. Junto com o irmão Celso, que é administrador de empresas, chegou em Três Lagoas no ano de 1995. Na época, o pai dele, Hisashi Imada possuía na cidade um pesque-pague, com criação de peixes em cativeiro. Os filhos montaram na cidade um frigorifico de peixes para abastecer o mercado paulista. O empreendimento acabou não dando certo e a ideia foi levar o peixe para a cozinha, fundando então, o bem sucedido restaurante “Lagoa da Prata”, uma das principais referências da gastronomia de Três Lagoas, primeira cidade do interior do Estado a exportar franquia para a Capital. O principal prato do restaurante, a “Tilápia ao Provolone”, já recebeu diversos prêmios e já esta patenteada.

Paulo Keiji Matsumoto

Nascido em 20 de janeiro de 1957, descendente da segunda geração de japoneses-Nissei. Há 83 anos, a família Matsumoto imigrou para o Brasil, chegando em 1º de setembro de 1933, seguindo para Promissão – SP. Paulo Keiji e sua esposa Ana Lúcia Schlatter e seus dois filhos vieram para Mato Grosso do Sul a convite do seu sogro Alberto Schlatter.

Tiveram o terceiro e último filho já em Mato Grosso do Sul, construindo uma linda família de três filhos homens, sendo os dois filhos mais velhos engenheiros-agrônomos e o caçula advogado, o qual encontra-semorando nos EUA.

Hoje é um grande empresário e produtor rural na área de soja, milho, algodão, pecuária, deslintamento de algodão e revenda agrícola, tornando-se um empresário de referência em nossa região. Gerando 60 empregos diretos, vários destes trabalhando a mais de 10 anos.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Fez sua aposta? Mega-Sena sorteia R$ 38 milhões neste sábado

No último sorteio, 55 apostas de MS acertaram a quadra

Com salários de até R$ 13 mil, seleções ofertam 20 vagas para o Corpo de Bombeiros em Mato Grosso do Sul

As vagas abrangem as áreas de tecnologia da informação) e música

Três Lagoas receberá edição do “Treinão dos Poderes 2025”, no dia 03 de agosto, com percurso de 5 km e 3Km

Evento une esporte e integração entre os poderes e deve reunir mil participantes em Três Lagoas, com percurso de corrida e caminhada gratuitos.