14.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

Ambientalista fala sobre a vida selvagem nas lagoas do município

18/09/2015 – Atualizado em 18/09/2015

Ambientalista fala sobre a vida selvagem nas lagoas do município

Por: Ana Carolina Kozara com fotos de Rádio Caçula

O abate de uma cobra Sucuri na região da lagoa maior chamou a atenção da população Três-Lagoense na ultima quinta-feira (17) e desde então o assunto vem causando receio nos moradores da cidade.

Na manhã desta sexta-feira (18) a Rádio Caçula recebeu em seus estúdios o ambientalista Demilson de Jesus Chagas que há um ano e meio realiza trabalhos de preservação na região e afirma que se o ser humano não atacar o animal e manter uma distância segura, a chance de acontecer um ataque é nula.

A respeito da cobra encontrada o ambientalista nos contou que apesar de seus 3 metros de comprimento ainda era um filhote com idade média de quatro anos de vida. Demilson acredita que o animal foi morto durante seu período de digestão, momento este em que o bicho fica indefeso e se torna um alvo fácil, mas que as causas da morte ainda são um mistério.

O ambientalista disse que existem fortes indícios de a mãe deste animal estar pela região das lagoas e que este animal pode chegar a nove metros de comprimento.

A equipe de reportagem questionou Demilson a respeito das demais espécies de animais selvagens que habitam nossa região e o ambientalista nos contou que um dos casos que provavelmente irá surpreender os Três–Lagoenses é a população de jacarés na lagoa, pois enquanto o povo acredita que tenha um animal vivendo no local, na verdade a população pode ultrapassar os trinta exemplares.

O ambientalista nos conta que apesar do temor da população aos animais selvagens, estes são inofensivos se os limites forem respeitados e o principal ponto é que as pessoas precisam compreender que vivemos em um local coabitado e que é necessário que haja o respeito para que o ser humano e a meio ambiente existam de forma harmônica.

A bio-diversidade a região

A região de Três Lagoas possui uma grande diversidade de animais e os arredores das lagoas e rios proporcionam o ambiente ideal para a vida destes seres e diante deste cenário é de extrema importância que as pessoas cuidem do meio ambiente.

Demilson Chagas realiza a mais de um ano um belíssimo trabalho de preservação ambiental e voluntariamente limpa as águas da lagoa maior de onde retira uma grande quantidade de lixo deixado pela população que muitas vezes sem perceber derruba sacolas plásticas, canudos plásticos, latas de cerveja e refrigerante o que acaba poluído a lagoa e matando diversos animais.

O ambientalista nos conta que encontrou vários peixes, caranguejos, tartarugas e pássaros mortos por conta da ingestão de lixo, um cenário muito triste e que pode ser facilmente evitado com a colaboração dos frequentadores da lagoa.

A ONG

Demilson fundou a organização não governamental I.V.A. (Iniciativa Voluntária Ambiental) que tem por objetivo a conscientização e educação da população para as causas ambientais alem de promover a limpeza das lagoas e rios da região.

Atualmente o ambientalista atua sozinho e tem a vontade e a esperança de formar um time de pessoas engajadas na causa para que ele consiga ampliar sua atuação e ajudar os animais e a população.

Apesar de sua predisposição em realizar um trabalho importante sem esperar nenhum tipo de retorno financeiro, Demilson nos conta que seu trabalho é constantemente questionado pela prefeitura que alega que o homem não tem autorização para realizar este tipo de trabalho e constantemente solicita intervenção da Polícia Militar em seu trabalho.

Alem disso o ambientalista ainda nos conta que os funcionários do município se negam a recolher o lixo tirado da lagoa e o mesmo precisa pedir diversas vezes para ser atendido.

Apesar de todas as forças que tentam parar seu trabalho, Demilson diz que seu amor pelos animais e pelo meio ambiente é muito maior e o motiva a continuar sua luta.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jacaré ataca cadela na Lagoa Maior e moradores temem risco a crianças

Ataque ocorreu na sexta-feira (4); protetoras resgataram cadela e pedem ação imediata das autoridades Um jacaré atacou uma cadelinha nas margens da Lagoa Maior, em...

Suzano abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência em Três Lagoas e Brasilândia

A empresa Suzano, referência global na produção de celulose, está com inscrições abertas para cinco vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) nos municípios...

Câmara Municipal adia sessão ordinária em respeito ao falecimento da ex-vereadora Marlene Martinho

A Câmara Municipal de Três Lagoas informou que a sessão ordinária prevista para esta terça-feira (8) foi adiada para quarta-feira (9), às 8h, em...