14/09/2015 – Atualizado em 14/09/2015
Por: Assessoria de Imprensa
Durante visita a Três Lagoas nesta sexta-feira (04/09), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, verificou as obras do Novo Sesi e do Instituto Senai de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa) no município e previu para o 1º semestre do próximo ano a entrega dos dois grandes empreendimentos. “O bom andamento das duas obras nos permite projetar que o Novo Sesi deve ser concluído ainda em janeiro de 2016, enquanto o ISI Biomassa fica pronto até maio do ano que vem”, garantiu.
Sérgio Longen reforçou que 2016 será um marco para o Sistema Fiems em Três Lagoas, pois permitirá a implementação de novas ações do Sesi na área da educação e do Senai na área da biomassa. “Graças a entrega dessas duas grandes estruturas modernas e adequadas para atender às demandas das indústrias da região. Além disso, no caso do ISI Biomassa, o Senai já estabeleceu parcerias importantes com outros institutos de inovação e, dessa forma, a Fiems cumpre seu papel de trabalhar para oferecer o suporte necessário para aumentar a competitividade do setor industrial em Mato Grosso do Sul”, declarou.
Referência
Para o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, as ações de educação estarão integradas com o Senai e o foco será o desenvolvimento cada vez maior do intelecto do trabalhador da indústria. “Vamos trabalhar os aspectos cognitivos e estimular nossos alunos a desenvolver o pensamento crítico. Para isso, vamos utilizar todas as ferramentas disponíveis”, afirmou, reforçando que o Novo Sesi terá capacidade para atender 1.500 alunos. “Além disso, com a nova infraestrutura, vamos intensificar as ações de gestão em SST (Saúde e Segurança do Trabalho). Seremos um centro de referência em SST para a região”, garantiu.
Já o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, destacou que a obra está no cronograma e que os equipamentos e a estrutura necessária para operação também estão sendo providenciados. “Já temos 8 projetos contratados e um em andamento, o que demonstra o quanto este trabalho desenvolvido pelo ISI Biomassa é de fundamental importância para o setor industrial sul-mato-grossense”, analisou. Também acompanharam a visita o diretor da Fiems, José Paulo Rímoli, o superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, o superintendente do IEL, José Fernando Amaral, o coordenador de engenharia do Sistema Fiems, Júlio Da Cas Neto, entre outros.
As obras
O Novo Sesi de Três Lagoas está sendo construído em área doada pelo Patrimônio da União localizada na Rua Angelina Tebet, 698, Bairro Santa Luzia. O local vai abrigará 38 salas de aula, salas para o setor administrativo e pedagógico, blocos de sanitários, inclusive para pessoas com deficiência física ou motora, dois laboratórios de informática, refeitório com depósito, sala para nutricionista e cozinha, área de segurança no trabalho, quadra poliesportiva, reservatório de água e sistema de captação de águas pluviais, estacionamentos, paisagismo e piscinas.
Já o ISI Biomassa vai atuar no desenvolvimento de pesquisas de interesse do setor industrial de todo o País e permitirá a atualização e a qualificação dos pesquisadores para gerar conhecimento e desenvolver tecnologias inovadoras que atendam às necessidades atuais e futuras da indústria. Com atuação transversal no campo da biomassa, o Instituto pretende atender a todos os setores da indústria e às demandas específicas de cada região do País em áreas como energias renováveis, cosméticos, fármacos e fármacos veterinários, alimentos para animais com combinação de biomassa para rações, química fina e resíduos industriais.

