27.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

Agepen inicia programa de assistência ao servidor penitenciário e promove lançamento de livro

09/09/2015 – Atualizado em 09/09/2015

Por: Assessoria de Comunicação

Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário realiza nesta quinta-feira (10) o lançamento do Programa de Assistência ao Servidor Penitenciário de Mato Grosso do Sul. A solenidade terá início às 17h 30m e acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, auditório Germano Barros de Souza.

Coordenado pelo Núcleo de Apoio ao Servidor da Agepen, o programa de apoio psicossocial visa criar um ambiente multidisciplinar, que promova a saúde física e mental dos agentes penitenciários, enfocando a qualidade de vida no trabalho. Entre as atividades, estão o pronto-atendimento psicológico, a promoção de ações sociais, esportivas e culturais; e a realização de pesquisas biopsicossociais, promovidas através do Sistema Integrado de Administração Penitenciária (Siapen), para se estabelecer um indicativo de saúde mental desses profissionais.

De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, o programa envolve ainda a realização de palestras, cursos e eventos de natureza preventiva, relacionadas aos fatores psicológicos. Também abrange, conforme o dirigente, a orientação de servidores sobre benefícios relacionados à saúde no trabalho e ações voltadas para o diagnóstico e tratamento da tuberculose.

Lançamento de Livro

Na oportunidade, será promovido também o lançamento do livro “Qualidade de Vida e Saúde Geral dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso do Sul”, de autoria da agente penitenciária estadual Jane Maria Motta Stradiotti, com os colaboradores José Carlos Souza e Heloísa Bruna Grubits Freire, doutores docentes.

A obra é resultado de uma extensa pesquisa para uma dissertação de Mestrado pela Universidade Católica Dom Bosco. Abordando o trabalho dos servidores penitenciários do Mato Grosso do Sul, os autores fazem um detalhado apanhado sobre os conceitos de qualidade de vida, prevenção e promoção da saúde, bem como uma avaliação da saúde mental dos profissionais da Agepen.

Alguns exemplares da obra foram doados pelos autores à agência penitenciária para serem revertidos em ação solidária às custodiadas, por meio conversão em material de higiene. As pessoas que quiserem adquirir a obra poderão levar ao evento um kit de material higiênico, contendo: sabonete, creme dental, escova dental, shampoo, condicionador e absorvente. Após a solenidade, haverá uma noite de autógrafos no local.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Coordenador da SES alerta para risco de epidemia simultânea de dengue e chikungunya em MS

Em entrevista à Caçula FM, Mauro Lúcio Rosário reforçou a importância da mobilização da população no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Câmara de Três Lagoas homenageia profissionais que contribuem com o desenvolvimento da cidade

Sessão solene proposta pela vereadora Evalda Reis destacou nomes da saúde, educação, assistência social, comércio, agronegócio e política O plenário da Câmara Municipal de Três...

Em ação rápida, Prefeitura de Três Lagoas afasta médico acusado de assédio sexual

Secretária Juliana Salim determinou suspensão preventiva do profissional lotado em unidade do Parque São Carlos até a conclusão do processo administrativo.