34.6 C
Três Lagoas
domingo, 5 de maio, 2024

Deputado Eduardo Rocha pede abertura de CPI para garantir os direitos de MS no caso das usinas

27/08/2015 – Atualizado em 27/08/2015

Por: Redação

Hoje (27), no Programa Linha Direta com a Notícia, da Rádio Caçula, Romeu de Campos Júnior entrevistou via telefone o Deputado Estadual Eduardo Rocha (PMDB) que falou sobre o pedido de criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para acompanhar o processo de definição do endereço das usinas hidrelétricas de Jupiá e Ilha Solteira.

Eduardo Rocha relatou uma decisão do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJ/MS), de outubro de 2014, o qual define o domicilio da usina de Jupiá na cidade de Três Lagoas, e o ICMS gerado pela unidade deve favorecer o Estado.

O Ministério de Minas e Energia no dia 18 de julho deste ano publicou Portaria reconhecendo que o endereço da usina seria no Mato Grosso do Sul, mas devido pressão política dos deputados federais de São Paulo, dois dias depois, o mesmo Ministério revogou o documento e emitiu nova portaria localizando a usina de Jupiá no Rio Paraná.

No Senado temos o apoio dos três senadores de MS e São Paulo tem o mesmo número de senadores, mas na Câmara Federal são 8 deputados de MS e 60 deputados de SP, mas a força política não pode ser maior que a justiça, e a justiça está do nosso lado, visto que a própria Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) publicou documento reconhecendo que as quatorze turbinas geradoras de energia da usina estão no município de Três Lagoas.

Segundo Eduardo, é hora de unir as forças políticas do Estado para garantir o direito de Mato Grosso do Sul receber o percentual relativo às operações mercantis decorrentes da produção e venda da energia elétrica dentro do domínio territorial do município de Três Lagoas.

“A transgressão da decisão judicial transitada em julgado pode ensejar graves consequências à autoridade administrativa que desobedecer a determinação, podendo, inclusive, incorrer em crime. Situação essa que requer a criação da CPI para que os Deputados Estaduais tenham força para convocar o Ministro de Minas e Energia e representantes da Aneel”, disse Eduardo Rocha.

O Deputado disse que a senadora Simone Tebet (PMDB/MS) está em Brasília (DF) defendendo os interesses do Estado, e tem usado a tribuna para falar sobre a sentença transitada em julgado do Superior Tribunal de Justiça a qual confirma que as turbinas das hidrelétricas estão em Mato Grosso do Sul.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Em Mato Grosso do Sul, indígenas são presos sem acesso a intérprete

Relatório da Defensoria Pública do estado aponta racismo estrutural.

Governo de MS envia aeronave para apoiar resgate e salvamento das vítimas das enchentes no RS

Governo do Rio Grande do Sul declarou situação de calamidade pública no estado, afetado pelos "eventos climáticos de chuvas intensas" ocorridos a partir de 24 de abril de 2024.

Indústria volta a gerar empregos em Três Lagoas e registra aumento de 194,4% nas contratações

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), também foram 8113 contratações e 7414 demissões foram computadas no município, resultando em um saldo de 699 novas vagas de emprego. Um desempenho muito acima da média registrada em MS, que registrou queda de -1,4% na geração de empregos no 1° trimestre do ano.