19/08/2015 – Atualizado em 19/08/2015
Por: Redação/EC
No Brasil há uma certa confusão sobre a data correta do “Dia Nacional do Ciclista”, alguns dizem que é 15 de abril, outros acreditam que é 13 de outubro ou 8 de dezembro, mas o correto é comemorar o Dia Nacional do Ciclista na data de hoje (19).
A data é comemorada em homenagem ao ciclista e biólogo Pedro Davison, que morreu em 19 de agosto de 2006 após ser atropelado por um automóvel no Eixo Rodoviário Sul, em Brasília, quando tinha apenas 25 anos.
O motorista que o atropelou dirigia em velocidade excessiva, estava embriagado e sua carteira de habilitação estava vencida.
O dia nacional do Ciclista é importante para promover o uso da bicicleta, um meio de transporte sustentável e viável. É preciso lembrar que não apenas os esportistas, mas também muitos trabalhadores usam a bicicleta e precisam trafegar com segurança e respeito.
Segundo a Organização das Nações Unidas a bicicleta é considerada como o meio de transporte mais ecológico do planeta, e vem ganhando adeptos que se preocupam com a saúde e o meio ambiente, além, de gerar economia ao próprio bolso.
O número de ciclistas no Brasil é grande, apesar da violência do trânsito: cerca de 50 milhões de bicicletas. Essa frota é utilizada, em sua esmagadora maioria, por trabalhadores, que dependem da bicicleta para ir trabalhar e ao lar retornar. Estes ciclistas rodam em média 50 minutos por dia.
Nossa reportagem falou com a Equipe Paulo Bike, composta por ciclistas de Três Lagoas (MS), que se reúnem diariamente para treinar e se divertir sobre duas rodas, sendo que rodam de 50 a 70 Km todos os dias em suas bicicletas, se preparando para competições realizadas na região.
Paulo falou que o ciclismo é tudo na vida e pratica há mais de 25 anos, e acredita que o esporte lhe propicia muita saúde e disposição para os problemas diários. Segundo Paulo, o ciclismo é saúde e diversão. “quem pratica o ciclismo tem uma qualidade de vida adequada e se afasta de álcool, drogas e tudo o que não presta” finalizou Paulo.
Segundo os ciclistas, os principais motivos para voltar ou começar a andar de bicicleta são:
Melhora o desempenho sexual
Combate a depressão e o estresse, diminui a ansiedade e angústia
Ajuda a emagrecer
Aumenta a qualidade de sono
Reduz o mau colesterol e o risco de problemas no coração
Feliz Dia do Ciclista para todos que se utilizam das “magrelas” para o trabalho, lazer ou atividade esportiva. Esperamos que cada vez mais aumente o número de praticantes em nossas ruas, avenidas e estradas.





