10/08/2015 – Atualizado em 10/08/2015
Por: Redação/EC
Nossa reportagem foi acionada até a Rua Irmã Rosita de Oliveira, Bairro Vila Haro em Três Lagoas (MS), para atender Rose, de 34 anos, e seu pedido desesperado para que a população a ajude na troca da prótese que usa na perna direita. Segundo a literatura médica, Prótese é um dispositivo implantado no corpo para suprir a falta de um órgão ausente ou para restaurar uma função comprometida.
Segundo Rose, há 17 anos ela foi vítima de bala perdida, quando residia na cidade de Ribas do Rio Pardo, e decorrente do ferimento, teve metade da perna direita amputada, sendo obrigada a usar prótese para conseguir realizar atividades diárias.
Rose relata que há quatro anos, recebeu do governo do estado de Mato Grosso do Sul, a doação da prótese que usa atualmente, mas, por recomendação médica, esta prótese tem que ser trocada a cada dois anos, e o uso fora do prazo faz da prótese um objeto perigoso para sua integridade física.
Conforme palavras de Rose, a prótese já não garante o equilíbrio necessário e machuca a perna, o que atrapalha na execução dos trabalhos rotineiros de casa e os cuidados com a filha de dois anos. Além dos trabalhos de casa, ela montou um salão de cabeleireiro com equipamentos e produtos doados por vizinhos.
Rose relata que está na fila de espera para receber outra prótese do governo do estado, mas a burocracia impede a rapidez nesse processo. Quando nos procurou, ela precisava da prótese e uma cama de casal, a nossa reportagem conseguiu de imediato a doação da cama, que será entregue amanhã (11), na casa de Rose.
Se você pode ajudar, ligue no telefone 67-3524-1827 ou 67-9193-1827.



