06/08/2015 – Atualizado em 06/08/2015
Com a volta às aulas não esqueça de checar a carteira de vacinação de seus filhos
Por: Catia Mendes com fotos de Rádio Caçula
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) as vacinas ao ser introduzidas no organismo, geram uma reação do sistema imunológico (semelhante à que ocorreria no caso de uma infecção), estimulando a formação de anticorpos e tornando o organismo imune às doenças provocadas por um determinado agente.
A utilização de vacinas tem maior custo-benefício no controle de doenças imunopreveníveis que o de medicamentos utilizados em seu tratamento. Resultado de muitos anos de investimento em pesquisa, as vacinas são seguras e consideradas essenciais para a saúde pública.
No Brasil, a vacinação foi responsável pela erradicação da varíola e da poliomielite (paralisia infantil) e o Ministério da Saúde oferece, gratuitamente, vários tipos e promove campanhas para manter a saúde pública do país.As campanhas são ações coordenadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
Toda criança ao nascer recebe um cartão de vacinação específico para se controlar as vacinas que ela já tomou e vai tomar. Esse cartão contém dados de peso e tamanho, que deve ser preenchido somente por médicos, durante as visitas de rotina. Por volta dos dez anos de idade, a criança termina de receber as doses, porém deve continuar a tomar as vacinas indicadas pelas campanhas de saúde, como a de febre amarela, tétano, dentre outras.
Segundo o pediatra e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunização (SBim)-2013, Renato Kfouri com a volta às aulas também há um retorno da preocupação dos pais com a transmissão de doenças infecciosas, como Caxumba, Coqueluche, Rubéola, Sarampo, Catapora, Gripe, entre outras.
Em ambientes fechados essas doenças têm maiores chances de serem transmitidas entre os alunos, as alterações climáticas também ajudam a aumentar o problema, por isso uma dica pertinente aos pais é a checagem da carteira de vacinação de seus filhos antes da volta às aulas. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a atualização da carteira de vacinação das crianças, pois com esse cuidado não apenas as crianças são favorecidas, mas toda as pessoas que convivem com ela.
