26.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 20 de outubro, 2025

Equipe de Controle de Endemias promove ações para a Semana Contra Dengue

Geral – 22/03/2012 – 17:03

Na Semana Estadual de Mobilização Contra Dengue, celebrada entre os dias 26 e 30 de março, o Governo de Andradina através do Controle de Endemias, vai realizar ações em pontos estratégicos da cidade para conscientização e prevenção da doença e de seus sintomas.

Na agenda da semana, programada pela equipe municipal do Controle de Endemias, serão desenvolvidas diversas atividades para atentar a população para o fato de que a Dengue precisa ser combatida diariamente. Segundo o coordenador da Equipe de Endemias , Alexandre Jatobá, é difícil erradicar uma doença que depende do clima e da atitude da população. “Muitas pessoas ainda acreditam que os mosquitos só aparecem no verão, o que não é verdade. Essa época é mais propícia, entretanto o cuidado e a prevenção precisam der contínuos”, disse Telma.

Na segunda-feira (26), serão dadas orientações através de carro de som, rádio e jornal que deverão abranger todo o município. Na quarta-feira (27), serão fixados cartazes, faixas e entregues panfletos em pontos estratégicos da cidade como comércio, Unidades de Saúde, supermercados, semáforos e escolas. O objetivo é chamar atenção de alunos e circulantes.

Já para a conscientização das crianças, serão transmitidos, na EMEF Leonor Salomão, na quarta-feira (28), dois filmes educativos; “Ciclo do Mosquito” e “Xô Dengue”, visando abordar 242 estudantes. Aproveitando o grande público da Feira Noturna, na praça em frente à escola Teodoro, na quinta-feira (29), com a colaboração de feirantes e da Secretaria Municipal de Saúde, haverá um estande com orientações

Fechando o cronograma, na sexta-feira (30), haverá um estande no Centro Cultural “Pioneiros de Andradina”, com a presença dos agentes de Endemia e de Saúde, que pretendem conscientizar cerca de 2000 andradinenses.

O Governo de Andradina também tem investido em campanhas municipais no combate a Dengue, com isso, nos últimos anos, Andradina conseguiu diminuir drasticamente o índice larvário, saindo do inaceitável 9,2 herdado em 2009, para os 0,8 que está dentro dos padrões do Ministério da Saúde, agora no final de 2011, porém ainda há necessidade da conscientização, já que 90% dos criadouros ainda estão dentro das residências.

Situação no Estado – De acordo com informações da Secretaria do Estado da Saúde, baseado nos dados informados pelos municípios, o número de casos de dengue no Estado de São Paulo diminuiu 91,9% no primeiro bimestre de 2012 na comparação com o mesmo período do ano passado. O estudo aponta 966 casos autóctones (com transmissão dentro do estado) nos dois primeiros meses do ano, contra 11.984 no mesmo período de 2011.

Ainda conforme informações da Secretaria, os resultados se devem ao trabalho diário e contínuo, com a fundamental colaboração de todos os paulistas no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. A Secretaria investe anualmente R$ 40 milhões para ajudar os municípios paulistas no combate à dengue.

Fonte: Secom/Prefeitura / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Coronel David solicita reforma da Escola Estadual José Ferreira em Três Lagoas

Deputado se reuniu com secretário de Educação para tratar de melhorias estruturais e implantação de cursos técnicos no Bairro Jupiá

Tele Sena celebra 34 anos com campanha especial e quase R$ 8 milhões em prêmios

Ação especial com Tiago Abravanel promete resgatar momentos nostálgicos em homenagem ao legado de Silvio Santos

VI Copa Sejuvel 2025 – JATs começa hoje em Três Lagoas

Competição reúne atletas a partir de 17 anos e abre com disputas de Futsal Masculino em dois ginásios da cidade