31.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 14 de outubro, 2025

Ribas do Rio Pardo conhece suas oportunidades de negócios

Geral – 22/03/2012 – 14:03

Situado na região centro-leste de Mato Grosso do Sul, a 93 Km da capital do Estado, Ribas do Rio Pardo apresenta como fator favorável a ligação asfáltica de boa qualidade com Campo Grande e com a região do Bolsão. É hoje uma das principais passagens de escoamento da produção estadual para o porto de Santos por rodovia e ferrovia.

“Pela localização centralizada e extensão territorial, o agronegócio tem se destacado no município, com atividades florestais, siderurgia e potencial de geração de energia a partir da cadeia da madeira”, destacou o diretor técnico do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro durante solenidade do Prolocal – Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico de MS, realizada ontem (21) a partir das 19 horas, na Câmara Municipal.

Com a presença de 50 pessoas, entre autoridades políticas, lideranças de entidades e população, o Sebrae fez a apresentação do resultado da primeira etapa do projeto, que teve início na cidade há nove meses. Foram apresentados o mapa de oportunidades, com os setores propícios para investir; o relatório de desburocratização, que visa melhorar o processo de abertura de empresa na cidade e o plano de ação das atividades realizadas pelo Sebrae nos próximos dois anos e meio.

A proposta do projeto, segundo o diretor Tito, é orientar e impulsionar o desenvolvimento territorial da cidade. De acordo com o mapeamento, a pecuária representa o fator de maior atratividade de negócios, ao lado do de florestas plantadas, que tem apresentado crescimento significativo, com mais de 70 mil hectares de eucalipto e pinus. “São mais de 10 serrarias que desdobram madeira, uma delas com siderurgia e outras com tecnologia de florestas plantadas”, ressalta o prefeito Roberson Luis Moreira.

A agropecuária também é o setor econômico que apresenta maior destaque em movimentação financeira, seguido por comércio e serviços. “Temos o tipo de solo, a facilidade de produção, pelas boas condições climáticas e de disponibilidade de água, que tornam a pecuária e as florestas plantadas atividades fortes na região”, diz.

Oportunidades

A agricultura familiar vislumbra crescimento, são quatro assentamentos na cidade com cerca de 400 famílias, de acordo com dados da Prefeitura. Segundo o presidente da Associação de Agricultores Familiares de Ribas do Rio Pardo, Pedro Luiz de Lima, mais de 50 famílias são associadas à entidade, entretanto, a produção ainda é pequena para atender ao município. “Estamos incentivando a diversificação, hoje apenas 5% da merenda escolar é fornecida pelos agricultores da região, pretendemos chegar a pelo menos 30%”, explica.

Através do Prolocal, o grupo tem participado de cursos para melhorar a produção. “Está sendo melhor o acesso à informação. Já fizemos curso de economia, gestão, plantio, para ter qualidade e variedade”, conclui Luiz.

O fomento ao turismo rural é outra atividade potencial ao município cujos córregos, represas e rios atraem visitantes. A cadeia produtiva deve ser sustentada pelas demais atividades de atendimento ao turista, como restaurantes e sorveterias com culinária típica, venda de doces e embutidos, hotéis e pousadas urbanas e rurais, com receptivos para turistas e negócios, entre outros.

Como oportunidade para quem pretende investir na abertura de um negócio na cidade são também opções promissoras os empreendimentos de marcenaria, carpintaria e móveis, empresas com especialização em eucalipto e entreposto de mel. Há ainda necessidade de serviços de reparação automotiva qualificado e moderno, assistência técnica em internet, manutenção em máquinas de elevada tecnologia na área florestal, e outras.

Lei Geral

Desde que o Prolocal teve início na cidade, houve um crescimento de mais de 100% na formalização de empreendedores individuais, segundo dados da secretaria municipal de desenvolvimento. Dados da RAIS (2010) apontam que as 1.263 empresas existentes em Ribas geram 5.287 empregos. Os setores de comércio e serviços e agropecuário absorvem 43% dos trabalhadores registrados.

Com a regulamentação da Lei Geral, outro trabalho que tem sido incentivado na cidade é o acesso às compras governamentais. “Com a lei pode parecer que os municípios perdem imposto, mas na verdade melhora e muito o desenvolvimento da cidade, na medida em que reduz a burocracia e carga tributária para o empreendedor”, avalia o perfeito.

Cronograma – Ainda este mês, o Sebrae lança o mapa de oportunidades e o plano de ações na cidade Rio Negro, no dia 30 de março. Os lançamentos serão realizados em todos os 21 municípios participantes do Prolocal. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site: www.prolocal.ms.sebrae.com.br

Fonte: Ms Notícias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Instituto Pedro Arantes pode se tornar de utilidade pública estadual

Projeto apresentado na Assembleia visa fortalecer ações de inclusão social por meio do esporte em Três Lagoas

Mais 190 estudantes são chamados para apresentar documentos do MS Supera

Programa concede bolsa mensal a alunos de baixa renda; envio deve ser feito até 20 de outubro pelo site oficial

Setor de serviços cresce pelo sétimo mês seguido e renova recorde em agosto

Atividade atinge maior nível da série histórica, impulsionada por transportes, turismo e serviços profissionais, segundo o IBGE