14/07/2015 – Atualizado em 14/07/2015
Cada vez mais aumenta o número de reclamações contra a saúde pública de Três Lagoas
Por: Redação
Os Defensores Públicos de Três Lagoas, Eduardo Cavicchiolli Mondoni e Olavo Colli Júnior, participaram na data de hoje (14) do Programa Linha Direta com a Notícia, apresentado pelo empresário Romeu de Campos Júnior, na Rádio Caçula para falar sobre a saúde em Três Lagoas.
Dr. Olavo Colli Júnior iniciou falando sobre as viagens para tratamento de saúde, que devem ser agendadas com prazo de quinze dias, mas em caso de urgência, as passagens precisam ser disponibilizadas o mais rápido possível.
Quanto as demandas judiciais contra a prefeitura de Três Lagoas, relativas às questões da saúde pública, o defensor acredita que seria mais barato para a prefeita Márcia Moura a disponibilização de remédios e atendimentos, sem que haja a necessidade de passar por demandas judiciais para fazer cumprir o que está escrito na Constituição do Brasil.
Dr. Olavo disse que com a criação do SUS (Sistema único de Saúde), foi dividido as responsabilidades sobre a saúde pública, e com esta divisão a União ficou responsável pelos casos de alta complexidade, o Estado pelos casos de média e alta complexidade e o Município responsável pelos casos de pequena complexidade, mas, esta divisão não tira a responsabilidade do município de propiciar saúde de qualidade a seus cidadãos.
Dr. Eduardo Cavicchiolli Mondoni disse que os casos de falta de atendimento por parte do poder público acontecem porque a Constituição está somente no papel, pois a Lei brasileira é ótima, basta colocá-la em prática. O defensor relata que aparece muita gente na defensoria clamando por direitos que são constitucionais, ou seja, são direitos já garantidos na Constituição do Brasil.
Segundo o defensor, é difícil dizer o que acontece no poder administrativo municipal, o que podemos afirmar é que está aumentando o número de reclamações em relação à saúde em Três Lagoas e, finalizou dizendo que no município muitos assuntos devem ser discutidos, pois existem diversas falhas nos serviços prestados pela cidade.


